Alimentos orgânicos na pauta do dia
Mercado Orgânico na Região Serrana
é tema de seminário hoje, na CDL
Um seminário apresenta aos produtores importantes informações para se fortalecerem no mercado de orgânicos na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Este será realizado das 13h às 17h30 de hoje, 21, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL – Rua Fernando Bizzotto 39, Centro). O objetivo do evento é que os produtores façam parte do mercado de produtos orgânicos. As inscrições podem ser feitas no local do evento.
Em municípios como Nova Friburgo e Teresópolis, os agricultores tiveram grande influência na disseminação de um novo modo de pensar o meio rural, caracterizado pela preocupação com o mercado consumidor e pela introdução de um novo modelo: a agroecologia.
A abertura do seminário está a cargo do Planeta Orgânico, Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sebrae/RJ e Prefeitura de Nova Friburgo. Em seguida a Emater/RJ apresenta a palestra Regularização do produtor rural – a importância dos registros e documentação da propriedade, com Ocimar Teixeira. Já a Embrapa Agrobiologia apresenta a palestra com o tema Tecnologias adaptadas ao sistema orgânico de produção – experiências da Fazendinha Agroecologia, com o pesquisador Ednaldo Araújo. O fim dessa primeira parte do seminário será feito com as experiências que deram certo, constando de depoimentos dos produtores Marc e Jovelina.
Após o debate e do café será apresentada a palestra Oportunidades de mercado para agricultura orgânica no Rio de Janeiro, a cargo do Planeta Orgânico, com Maria Beatriz Martins Costa, seguindo-se a mesa-redonda Mercado orgânico na Região Serrana, com moderação a cargo da Pesagro, com Maria Fernanda; Hotel Rosa dos Ventos, Roteiro do Charme (Friburgo), SNA e Reserva Folio, incluindo debate e homenagem aos produtores certificados do Projeto Sebrae/RJ-Ecocert Brasil.
A organização do seminário é do Planeta Orgânico, com patrocínio do Sebrae/RJ e apoio da SNA, Rastro Verde, CDL, Prefeitura de Nova Friburgo, Emater-Rio, Embrapa Agrobiologia e Pesagro-Rio.
Deixe o seu comentário