A cena da foto pode chocar, mas o secretário municipal de Assistência Social, Cristiano Huguenin, diz que a situação relativa a mendigos e moradores de rua em Nova Friburgo está controlada. Ao ver a foto, o secretário comentou que a pessoa pode ser um morador de rua ou um embriagado, que pode ter residência e não ser um morador de rua.
Para dar uma solução ao problema de moradores de rua, Cristiano adiantou que sua secretaria está em entendimentos com uma igreja evangélica da cidade, que dispõe de um espaço que poderá ser aproveitado para receber essas pessoas e trabalhar para sua reinserção na sociedade. Ele crê que dentro de 30 dias o acordo deverá ser firmado.
O secretário de Assistência Social garante que uma equipe de profissionais percorre a cidade fazendo rondas e, ao encontrar essas pessoas, faz a abordagem e tenta o encaminhamento. Se for de outras cidades, é feito o recambiamento, se ela concordar. Caso contrário, a pessoa é encaminhada ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que funciona na própria sede da secretaria (Rua Augusto Spinelli, 160, Centro). Ali têm à disposição higiene, alimentação, roupas e atendimento de assistentes sociais e psicólogos.
De acordo com o secretário, a maioria das pessoas encontradas pelas ruas de Nova Friburgo é de outras cidades, e ao passar pelo Creas acaba aceitando o recambiamento. As que são da própria cidade, são encaminhadas aos seus familiares ou preferem voltar às ruas.
No entanto, Cristiano Huguenin garante que a situação está controlada e os mendigos e moradores de rua não são muitos. Costumam se concentrar na Praça Getúlio Vargas, próximo à rodoviária de integração, e em sua maioria são usuários de bebidas alcoólicas e desocupados, que ficam perambulando pela cidade. Mas não são moradores de rua.
Um dos trabalhos feitos pela Secretaria de Assistência Social é encaminhar os moradores de rua com problemas psiquiátricos à Clínica Santas Lúcia, para tratamento. O secretário tem em mente uma casa de passagem, já estando elaborando um projeto para concretizá-la. Depois de pronta, tem em mente fazer parcerias com empresas, para encaminhamento desse pessoal às vagas de trabalho.
Eventuais denúncias de mendigos, moradores de rua ou qualquer outra situação do tipo podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria de Assistência Social ou pelo telefone 2522-5278.
Deixe o seu comentário