Henrique Amorim
O cônsul da Alemanha, Marcus Hass, visitou Nova Friburgo na semana passada, com recepção do Centro Cultural Teuto Friburguense – CCTF (colônia alemã no município), e lançou na ocasião a programação festiva especial da colônia, mês que vem. O ponto alto da programação será a realização da OktoberFrifest, tradicional festa de valorização cultural dos costumes da Alemanha, com danças, música e direito ainda a muita gastronomia típica e a tradicional cerveja. A OktoberFrifest acontecerá na Praça das Colônias, no Suspiro, nos dias 29, 30 e 31 de outubro e nos dias 1º e 2 de novembro. Durante o mês de outubro acontecerão ainda as exposições Patrimônio Histórico Alemão, no Teatro Municipal, no Suspiro, a partir do dia 1º.
A partir do próximo dia 15 de outubro, também no Municipal, acontecerá a exposição sobre a arte e sensibilidade musical de Johann Sebastian Bach. Para o dia 29, o CCTF promoverá no teatro um workshop de danças típicas alemãs e o concerto temático para estudantes da rede pública municipal, A história da Alemanha pelos seus referenciais clássicos, com destaque para seis compositores. De acordo com a presidente do CCTF, Dalva Brust, esse concerto visa estimular o contato de crianças jovens e adultos com a música clássica. “Na oportunidade, será projetado num telão imagens da Alemanha, onde Bach viveu e se projetou profissionalmente na música”, complementa ela.
O cônsul Marcus Hass participou também de um fórum na noite da última sexta-feira, 10, no Teatro Irmã Sania Cosmelli, da Faculdade Santa Dorotéia, onde discutiu aspectos diversos da reunificação alemã a partir da queda do Muro de Berlim, há duas décadas, garantindo a legitimação de todo o país. O fórum, denominado A reunificação alemã e as propostas de desenvolvimento, contou ainda com a participação de representantes do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), vinculado à Fundação de Apoio a Escola Técnica do governo do estado (Faetec) e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), já que estas unidades estão engajadas na formação de mão de obra especializada para a difusão do turismo em Nova Friburgo.
Antes, porém, o cônsul da Alemanha visitou a exposição Von der Friedlichen Revolution zur Deutschen Einheit (Da revolução pacífica à unidade alemã), no Municipal. A mostra interativa, cuja visitação foi encerrada na última sexta-feira, 10, permitiu aos visitantes uma viagem à história da Alemanha, com fotos e textos que resumiram episódios marcantes daquele país, como a instabilidade que gerou insatisfação popular, fraudes, despedidas, a queda do Muro de Berlim, perspectivas, transição e solidariedade.
Deixe o seu comentário