Mexa-se continua hoje na
Praça Dermeval Moreira
O Instituto Amigos do Esporte convida para o projeto Mexa-se, que continua hoje, 16, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Às 9h, haverá jogos da Aprefep; às 16h, voleibol; às 17h, futsal de clubes da categoria sub-09. Todos os eventos são garantias de grande público, muita animação e disputa, tanto dentro da arena armada na praça como ao lado de fora, entre as torcidas organizadas.
Segundo os organizadores, o objetivo está sendo alcançado e o evento deste ano já tem quase o mesmo público do ano passado, faltando ainda quase dez dias para terminar. “Acreditamos que vamos superar o público de 2009, porque os jogos vêm registrando lotação máxima das arquibancadas”, destaca o coordenador José Augusto Teodoro.
Domingo passado, por exemplo, milhares de pessoas lotaram a praça, das 9h às 15h, quando acabaram todas as competições de futsal e jogos da Aprefep. Os times são formados por crianças dos núcleos do instituto espalhados pela cidade, associações de moradores e outras entidades, mostrando a força do trabalho esportivo realizado, que não só ocupa a cabeça das crianças, bem como as livram de caminhos tortuosos.
Já no Ginásio Celso Peçanha, mais de 200 crianças e jovens entre 5 e 15 anos participaram da competição de judô, com escolinhas, academias e outras entidades do município, tudo sob a coordenação do professor Daniel Lage. Acompanhadas de seus pais e parentes, os pequenos judocas deram show de técnica e competência.
São Geraldo goleia o Barra Alegre
Realizado em Barra Alegre, distrito de Bom Jardim, o Festival da Independência contou com a participação de várias equipes da região. A Escola de Futebol do São Geraldo representou Nova Friburgo, atuando em três categorias: sub-10, sub-13 e sub-15.
Na categoria sub-10, o São Geraldo goleou por 6 a 2, com gols de Cassiano (2), Gí, Walace, Lucas e Felix. Na categoria sub-13, o São Geraldo superou a forte equipe da casa pelo placar de 2 a 1, com gols de Erick (2). Na categoria sub-15, o São Geraldo goleou e ainda perdeu pênalti, fazendo do placar final 5 a 0, com gols de Rodrigo, Macuco, Gustavo, Walace e Vinícius. Os destaques da competição foram o zagueiro David e o volante Walace, que fizeram bela apresentação. O professor Walace Piran agradece a todos os atletas pelo empenho e determinação.
No próximo sábado, 18, o São Geraldo enfrenta a equipe de Mury no campo adversário, em três categorias. Walace agradece aos patrocinadores e colaboradores, como Padaria Superpão, Mercado Serra Azul e Caminhos Dourados Transporte.
Biker mirim de Jacareí é campeão da Copa Brasil de Bicicross
O biker João Victor Cornélio (Bananinhas Paraibuna/Xalita Pneus/Cannadian), de Jacareí, a 80 quilômetros de São Paulo, conquistou o título de campeão da Copa Brasil de Bicicross, na categoria boys 10 anos, em prova realizada em Goiânia, no último fim de semana. João venceu sete das oito largadas que fez nos dois dias de competição. Na etapa de sábado, 11, o piloto liderou as classificatórias e também a final. No domingo, 12, o jacareiense dominou a fase de classificação e estava liderando a final, mas perdeu a concentração num obstáculo e foi ultrapassado. Mesmo com o segundo lugar, o biker garantiu o título da Copa Brasil, que soma os resultados dos dois dias de competição.
“João passa por uma boa fase e todos nós ficamos na expectativa e torcendo muito por ele. Esperamos que mais títulos e vitórias venham não só com o João, mas também com outros pilotos do Jacareí Bicicross Clube/Secretaria de Esportes e Recreação”, disse o técnico do jovem competidor, professor Pedro de Andrade.
Depois de comemorar o título brasileiro, João Victor já se prepara para a disputa da 6ª etapa do Campeonato Paulista, que será realizado em Leme, no próximo domingo, 19.
Espaço Vasco já está aberto aos torcedores
O Espaço Vasco, criado recentemente pelo presidente da Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM), Fernando Cruz, já está funcionando na Rua Prefeito José Eugênio Müller, 222, cobertura. O local destinado à reunião de vascaínos nos dias de jogo está comemorando os 112 anos do Vasco da Gama com uma exposição alusiva à história do clube.
A participação é inteiramente grátis e o torcedor cruzmaltino e apaixonado por futebol em geral encontrará no local coleções de camisas, livros de décadas passadas, dezenas de pôsteres, centenas de objetos com a marca do clube, álbuns biográficos de ídolos do clube, como Roberto Dinamite, Luizinho, entre outros, uma réplica da estátua de Romário, e ainda um livro editado em 1948, homenageando o cinquentenário do clube.
A exposição pode ser visitada quarta e quinta-feira, após as 18h, e nos dias e horários de jogos do Vasco.
Nove Copas do Mundo: Zagallo é o maior exemplo de vida e caráter
São nove Copas do Mundo, contando a de 1950, que ele apenas assistiu, passando por 1958 e 1962, como jogador; 1970, 1974 e 1998, como técnico; 1978 e 1994, como assistente técnico, e 2006, como gerente de futebol. Um grande exemplo de vida, caráter, futebol bem jogado, trabalho sério, carinho e dedicação de todos os que o conheceram, portas abertas em todos os clubes que atuou, seja como técnico, auxiliar, gerente de futebol etc. Nascido em Maceió, em 9 de agosto de 1931, hoje ele tem 79 anos e é considerado a principal lenda do futebol internacional. Semana passada ele foi homenageado por uma emissora de televisão de São Paulo e chegou às lágrimas, num momento de muita emoção.
Este é Mario Jorge Lobo Zagallo, ex-futebolista e treinador brasileiro. O primeiro futebolista a ganhar a Copa do Mundo como jogador (Copa de 58 e Copa de 62) e como técnico (Copa de 70). Vale lembrar que Zagallo fez parte da comissão técnica da seleção que ganhou a Copa de 94, sendo auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira. Voltou a assumir este cargo na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha - todas com a seleção brasileira. Ele também treinou seu país para um segundo lugar na Copa de 98 e um quarto lugar na Copa do Mundo de 1974.
O homem Zagallo levou a Seleção dos Emirados Árabes a sua primeira Copa do Mundo, em 90, mas foi demitido do posto antes do torneio. Uma das principais características de Zagallo é a superstição, apresentando predileção pelo número 13. Uma de suas frases mais famosas é “Aí sim, fomos surpreendidos novamente”, frase que virou moda por causa do Globo Esporte (SP). E também a famosa frase dita depois da final da Copa América de 1997: “Vocês vão ter que me engolir!”
O JOGADOR
Atuando como ponta-esquerda, Zagallo conquistou títulos de campeão carioca e foi convocado para a seleção brasileira, que disputou a Copa do Mundo em 1958, na Suécia. Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra-ataque, o ajudante no lateral, o formiguinha do time campeão do mundo. Foi jogador tricampeão pelo Flamengo, bicampeão pelo Botafogo e bicampeão mundial pela seleção brasileira. No Botafogo participou da fase áurea do time, jogando ao lado de astros como Garrincha, Didi e Nilton Santos.
Seus títulos cariocas o levaram à seleção brasileira de futebol. Com ele o Brasil inovou taticamente e jogou em 1958, no esquema 4-3-3, pois Zagallo era um ponta-esquerda que recuava para ajudar no meio de campo. Nesta Copa e na seguinte (1962), deixou na reserva Pepe, grande astro do Santos e companheiro de Pelé.
O TREINADOR
Quando parou de jogar futebol profissionalmente, Zagallo se transformou num dos mais famosos treinadores do futebol mundial. Começou nos juvenis do Botafogo, passando depois pelo Flamengo, Fluminense, Vasco e Portuguesa de Desportos. Treinando a seleção brasileira, foi tricampeão mundial em 1970, no México. Assumiu o cargo no lugar do jornalista João Saldanha, que classificara o time nas eliminatórias. Pouco valorizado na época, foi responsável por grandes mudanças na equipe titular, promovendo jogadores como Rivellino e Jairzinho.
Ele voltou a atuar como técnico da seleção em mais duas oportunidades: 4º colocado, em 1974 (Alemanha), bastante criticado, quase tendo que encerrar a carreira; atuou também como técnico na Copa do Mundo de 1994, quando ganhou o título com a seleção brasileira, e vice-campeão em 1998 (França). Treinou a seleção do Kuwait e a seleção da Arábia Saudita, tendo classificado os árabes para as Olimpíadas de Montreal. Foi também treinador da seleção dos Emirados Árabes, classificando-a para o mundial de 1990, na Itália.
TÍTULOS COMO JOGADOR – FLAMENGO
Torneio Início: 1951 e 1952; Campeonato Carioca: 1953, 1954, 1955; Elfsborg Cup: 1951; Torneio Quadrangular do Peru: 1952;
Troféu Cidade de Arequipa: 1952; Torneio Quadrangular da Argentina: 1953; Torneio Quadrangular de Curitiba: 1953;
Torneio Internacional do Rio de Janeiro: 1954 e 1955;
Troféu Embaixador Oswaldo Aranha: 1956; Troféu Ponto Frio: 1957; Taça Brasília: 1957; Troféu Almana Idrotts Klubben: 1957; Torneio Quadrangular de Israel, 1958; NO BOTAFOGO: Torneio João Teixeira de Carvalho; 1958; Torneio Rio-São Paulo; 1962, 1964; Campeonato Carioca, 1961, 1962; Torneio Início, 1961/1962/1963; Torneio Internacional da Colômbia, 1960; 6º Torneio Pentagonal do México, 1962; IV Torneio de Paris, 1963; Torneio Jubileu de Ouro da Associação de Futebol de La Paz, 1964; Torneio Governador Magalhães Pinto, 1964; Torneio Quadrangular do Suriname, 1964; Torneio Íbero-Americano (Quadrangular de Buenos Aires): 1964; SELEÇÃO BRASILEIRA: Copa do Mundo, 1958, 1962.
TÍTULOS COMO TREINADOR:
FLAMENGO, Campeonato Carioca, 1972, 2001; Copa dos Campeões, 2001; BOTAFOGO, Campeonato Carioca, 1967, 1968; Taça Brasil, 1968; SELEÇÃO BRASILEIRA, Copa do Mundo, 1970; Copa América, 1997; Copa das Confederações, 1997.
Se Zagallo não é o desportista mais premiado no mundo do futebol no território nacional, é, sem dúvida, um exemplo de vida, que deve ser seguido, principalmente porque ganhar título hoje é muito fácil, face à evolução do futebol, mas, Mario Jorge Lobo Zagallo atuou num momento difícil, quando não existia a mídia e a internet, quando o futebol era praticado por amor à camisa, os clubes investiam pouco e valorizavam a prata da casa, o treinador era respeitado, ao contrário da atualidade.
Deixe o seu comentário