Lançamento do livro de Nelson Bohrer movimenta a Biblioteca Municipal

quarta-feira, 15 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Flávia Namen

A Biblioteca Municipal de Nova Friburgo sediou um evento especial no último sábado, 11. O local foi palco do lançamento do livro Conde de Avillez - O cavaleiro e o rei, que relata episódios marcantes da Independência, de autoria de Nelson Bohrer, o Guguti, que atualmente é conselheiro da Fundação Dom João VI. A noite de autógrafos reuniu representantes do setor cultural e artístico do município, além de vários amigos do escritor, que vem se destacando por seu trabalho de preservação da memória friburguense.

A data do lançamento não foi escolhida por acaso e ocorreu na semana da Independência do Brasil, por ser este o período em que o livro é ambientado, sendo retratado pelo autor de um ângulo diferente do que costuma ser mostrado nos livros de história. Isto porque resgata a biografia do conde português Jorge de Avillez, que teve um papel fundamental na época. “A Independência do Brasil, em 1822, se deu, na verdade, não pelo ato de Dom Pedro I, mas quando Avillez decidiu arriar sua espada após um grande combate”, observa Guguti, que se baseou em vários trabalhos de pesquisa para escrever a obra.

Parte do material consultado foi obtido com Luis de Avillez, tetraneto do conde, que sugeriu a elaboração do livro ao amigo Guguti. “O romance de Nelson Bohrer entrelaça de forma convincente e hábil história e ficção”, citou no prefácio da obra, que começou a ser escrita em 2004 e levou cerca de um ano para ficar pronta. São 239 páginas recheadas de episódios obscuros do período da Independência do Brasil, que trazem também uma reflexão sobre os bastidores da história.

Para a historiadora Maria Ana Guaglima, a obra resgata parte da trajetória de um importante personagem. “O herói desse livro foi uma figura real, cuja vida foi de grande intensidade política e histórica. Jorge de Avillez teve um papel relevante como militar nos combates contra as tropas de Napoleão”, diz ela, que assina a orelha do livro. Opinião semelhante tem o autor, que abordou a marcante passagem de Avillez pelo Brasil. “O conde teve uma vida muito rica e é considerado um dos maiores heróis de Portugal”, diz Guguti, lembrando que, no Brasil, ele ainda é tido como um vilão.

Conde de Avillez - O cavaleiro e o rei é uma publicação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal Pró-Leitura da Prefeitura de Nova Friburgo. Trata-se de uma boa opção de leitura para quem quer conhecer a outra versão dos fatos que determinaram a independência do Brasil, além do legado desconhecido de Avillez. Vale destacar que, por enquanto, quem quiser adquirir o livro ao preço de R$ 25 pode entrar em contato com Diléia, pelo telefone 2533-0475, ou com o próprio autor, através do e-mail nelsonbohrer@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade