Editorial - Proteção limitada - 15 de setembro.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

DUAS operações da Polícia Militar nos bairros de Olaria, Rui Sanglard e Lazareto, no último final de semana, tiraram de circulação drogas e armas. Mais uma ação policial que dá certo e mostra para a sociedade o trabalho feito pela corporação em Nova Friburgo. Melhor ainda, para os cidadãos, que veem nas apreensões uma confiança no trabalho da segurança para maior tranquilidade da população.

AO LONGO dos anos, o batalhão vem recebendo apoio para manter a sua logística de trabalho em toda a região. O governo estadual entregou dezenas de veículos reaparelhando a estrutura de segurança regional e atendendo a antiga reivindicação popular. Por sua abrangência em oito municípios, a cobertura pode ser feita em áreas até então desprovidas de policiamento, principalmente na extensa área rural da região.

MESMO reaparelhada, a PM na região ainda carece de efetivo suficiente que corresponda à expectativa das comunidades. Durante períodos de maior movimentação, como feriados e festas populares é nítida a presença policial nas ruas e nos principais pontos de circulação, o reforço garante à população um ambiente mais protegido. Porém, é preciso manter o policiamento nos demais dias e se possível em todos os lugares.

O efetivo do 11º BPM desenvolve um trabalho integrado em harmonia com a comunidade, permitindo-se que as ações sejam participativas, com a utilização de todo o efetivo nas ruas de Nova Friburgo. Para se chegar a um estágio desejável de integração, o comando mantem permanentes encontros, reuniões e debates sobre a melhor segurança para a cidade. A política de relacionamento dá bons resultados e integra os setores mais expressivos da sociedade.

ALÉM DE efetuar um trabalho preventivo, a presença policial nas ruas dissipa a imagem negativa que a sociedade tem das forças policiais, infelizmente distorcidas pelo envolvimento de policiais com a marginalidade. No contexto da sociedade friburguense, felizmente isto não tem ocorrido e, quando ocorre, existe punição.

PARA QUE a sociedade possa ganhar mais tranquilidade, o aumento do quadro é a principal meta e as autoridades devem se esforçar para este objetivo. Percebe-se cada vez mais a participação da polícia no cotidiano da cidade, combatendo a criminalidade, aproximando-se mais do cidadão e, consequentemente, protegendo-o. Mas o seu efetivo não corresponde ainda com o que todos desejam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade