A história da imprensa no Brasil tem seu início em 1808, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Até então, era proibida toda e qualquer atividade de imprensa, mesmo que fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias europeias no continente a imprensa se fazia presente desde o século XVI.
O primeiro jornal editado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, que começou a circular em 10 de setembro de 1808. Por isso o dia 10 de setembro foi consagrado como o Dia da Imprensa. Editada pela imprensa régia, fundada por D. João VI, a Gazeta do Rio de Janeiro era dirigida pelo frade Tibúrcio Rocha. Há quem defenda a mudança da data do Dia da Imprensa para 1º de junho, dia da fundação, no mesmo ano de 1808, do Correio Braziliense, em Londres, este comandado por Hipólito da Costa.
Atualmente a imprensa tem papel fundamental para a informação das bilhões de pessoas em todo o mundo. Ninguém, hoje em dia, consegue imaginar como seria o mundo sem os veículos de comunicação. Além da finalidade de transmitir notícias, a imprensa tem um papel muito importante que é a defesa dos direitos humanos, denunciando as injustiças que acontecem ou podem acontecer. A imprensa é a maior garantia de defesa da liberdade com que conta o cidadão.
NOVA FRIBURGO – O Dia da Imprensa Friburguense é comemorado em 20 de junho, data que registra a fundação da Associação Friburguense de Imprensa, por iniciativa do jornalista Abel Rodrigues, que foi seu primeiro presidente.
Por tradição, a data é comemorada com um jantar que reúne toda a classe jornalística de Nova Friburgo, sempre organizado pela diretoria da AFI. Excepcionalmente neste ano não foi realizado o jantar. Um coquetel na sede da banda Euterpe Friburguense brindou os presentes à posse da nova diretoria da AFI, liderada pelo jornalista José Duarte, que cumpre seu terceiro mandato.
A AFI tem sua sede na Praça Getúlio Vargas, 57, térreo, e os associados são atendidos de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, através de parceria com a Universidade Candido Mendes, que cede estagiários do curso de comunicação. O presidente José Duarte está conclamando os associados a regularizar a situação, inclusive para a entrega da carteirinha, válida até junho de 2011.
Deixe o seu comentário