Moradores da Augusto Cardoso denunciam lixo acumulado na rua

quarta-feira, 08 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Um grave problema das grandes cidades vem afetando a vida dos friburguenses. O acúmulo de lixo em algumas ruas é causado, muitas vezes, pelos próprios moradores, comerciantes e transeuntes, que não respeitam os locais e horários de depósito do lixo. Em uma das principais ruas do centro da cidade, o constante descaso de moradores e comerciantes faz com que os dejetos se acumulem, resultando em mau cheiro e contribuindo para a proliferação de insetos.

Na Rua Augusto Cardoso, Centro, a grande quantidade de lixo vem atraindo ratos, baratas e cães à procura de alimento, além de contribuir para o entupimento de bueiros. Uma moradora da rua tentou conversar com demais moradores e comerciantes, mas fracassou nas tentativas de organizar uma coleta do lixo. Ela também entrou em contato com a concessionária responsável pela limpeza da cidade, a Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), alertando sobre a situação. Apesar disso, o problema persiste. O lixo impede até a passagem nas calçadas, fazendo com que pedestres se arrisquem ao trafegar pela movimentada artéria.

Segundo a moradora, a EBMA garantiu que o problema seria resolvido e chegou a fazer uma breve panfletagem divulgando a causa, oferecendo soluções e avisando sobre um possível pagamento de multa por quem desrespeitasse as regras, porém os entulhos continuam a ser depositados nas esquinas da rua, principalmente após as 18h, quando o comércio começa a se preparar para fechar as portas. Diante das muitas reclamações, o responsável pela coleta da EBMA organizou uma reunião com os moradores e com um representante da Prefeitura, mas apenas uma pessoa compareceu.

A moradora que registrou a reclamação junto à empresa e Prefeitura chegou a retirar o lixo e colocá-lo em frente às lojas e prédios responsáveis, a fim de inibir a ação, mas, segundo ela, continuam jogando lixo em local e horário indevidos. Vale ressaltar que o recolhimento pela EBMA acontece duas vezes por dia, na parte da manhã e à noite, mas é possível observar dejetos se acumulando ao longo do dia naquela via.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade