Parque dos Três Picos tem 80 hectares destruídos em novo incêndio

segunda-feira, 06 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Cerca de 80 hectares de pastagens, florestas e campos rupestres foram destruídos por um novo incêndio no Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). O incêndio aconteceu na localidade conhecida como Buraco do Ouro, em Teresópolis, e foi combatido por cerca de 25 homens, entre guarda-parques, agentes do Inea e bombeiros do município, que fizeram ainda na última quinta-feira, 2, a operação de rescaldo nas áreas atingidas.

Segundo constatado pela administração do parque, o incêndio começou a partir de queimadas para limpeza de pasto promovidas por propriedades rurais situadas no entorno do parque no final de semana e, devido às condições atmosféricas favoráveis, com tempo seco e baixa umidade, alastrou-se para os limites do parque. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, sobrevoou a área e dois helicópteros, do Inea e do Corpo de Bombeiros, auxiliaram no combate ao fogo.

No final de semana, outro incêndio devastou cerca de 20 hectares na região das Torres de Bonsucesso, este provocado, segundo denúncias, por jovens da região que soltaram fogos no local no sábado à noite. Em ambos os casos, haverá apuração de responsabilidades e os responsáveis podem ser multados e responder a processo por crime ambiental.

Em Petrópolis, na Reserva Biológica de Araras, focos de incêndio situados fora dos limites da unidade também se alastraram para o interior da unidade, destruindo cerca de 10 hectares de vegetação. O incêndio na reserva está controlado, mas como existem outros focos no entorno, as brigadas de combate vão permanecer em alerta máximo.

O Índice de Risco de Incêndios Florestais do Inea tem registrado variação do nível de alerta ao longo da semana entre alto e médio, o que mantém a prontidão das brigadas de prevenção e combate a incêndio. O índice é divulgado diariamente no site do Inea (www.inea.rj.gov.br), com atualização diária a partir de 15 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade