O tráfego de bicicletas nas calçadas é um problema que ocorre com frequência nas ruas de Nova Friburgo, conforme mostrado em recente reportagem publicada em A VOZ DA SERRA. Uma das razões para isso pode ser atribuída à falta de espaços destinados aos ciclistas na cidade. Basta dar uma volta pelos mais diversos bairros para constatar que não existem locais próprios para quem anda de bicicleta. Por conta disso, alguns ciclistas se arriscam em meio ao trânsito, enquanto outros disputam espaço com os pedestres nas calçadas, apesar de proibido por lei.
A única ciclovia existente na cidade está localizada na Avenida Galdino do Valle Filho, na calçada que margeia o Rio Bengalas. Construída há cerca de cinco anos, como parte das obras de contenção e canalização do rio, a ciclovia nunca passou por manutenção desde que foi inaugurada. A pintura vermelha e a demarcação do trecho desapareceram com a ação do tempo e deram lugar ao cimento, com buracos em alguns pontos. A falta de sinalização faz com que muitas pessoas caminhem naquele espaço, o que costuma provocar alguns transtornos. “Os pedestres caminham na ciclovia e quando um ciclista pede passagem e comunica que aquele espaço (que, por sinal, deveria ser bem marcado em vermelho) é para uso exclusivo do ciclista, há início de pelo menos um estresse, já que os pedestres não respeitam a faixa”, disse a ciclista Jaqueline Pereira, em e-mail publicado no jornal na edição do último dia 27.
Outro problema que vem prejudicando a circulação dos ciclistas no único espaço destinado a eles na cidade é o excesso de placas de propaganda política, que tomaram conta do local. Isso tem feito com que muitos pedalem em meio aos carros, correndo riscos de acidentes e atropelamentos. Sem contar que alguns motoristas não respeitam quem está de bicicleta, conforme reclama Jaqueline. “Muitos motoristas ignoram completamente nossa presença e, em muitos casos, sentem enorme prazer em testar suas ‘habilidades’ de motorista, passando bem colado e soltando gargalhadas dentro do carro pelo feito boçal que acabou de cometer”, denuncia ela em seu e-mail.
Vale destacar que a redação de A VOZ DA SERRA tem recebido vários telefonemas de ciclistas reclamando sobre a falta de ciclovias na cidade. As queixas vieram em resposta à matéria sobre os transtornos provocados pela circulação de bicicletas nas calçadas. Alguns destacaram a necessidade de reforçar a sinalização da ciclovia, que necessita de nova pintura, e colocação de placas de orientação aos pedestres.
Outra reivindicação foi a criação de mais espaços para os ciclistas na cidade, já que, por óbvio, a estreita ciclovia das avenidas é insuficiente. Segundo informações da assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, a equipe de Urbanismo reconhece a necessidade de construção de uma ciclovia e já iniciou os estudos para desenvolver um projeto que atenda a tais necessidades. O local escolhido, a princípio, seria a Avenida Galdino do Valle Filho, e a previsão é de que o projeto seja realizado ainda neste ano.
Deixe o seu comentário