Nova Friburgo, 1 de setembro de 2010.
Um almoço no Hotel Fazenda da Gamela reuniu, na última sexta-feira, 27, representantes da Firjan (Federação das Indústrias) no Centro-Norte fluminense e empresários da indústria de Cordeiro, Cantagalo e Macuco. Foi uma oportunidade de aproximação entre as empresas para discussão de problemas comuns. Apesar de o grupo não ser muito grande, foi representativo, reunindo empresas de dois a 63 anos no mercado e de diferentes segmentos: metal-mecânico, confecção, TI, construção civil e papéis.
O presidente da Firjan regional, Carlos José Ieker, deu as boas-vindas aos presentes e explicou um pouco com funcionam as instituições de defesa da indústria. “Temos hoje uma entidade que nos defende. O órgão máximo no país é a CNI (Confederação Nacional da Indústria). As federações, como é o caso da Firjan, por exemplo, atuam a nível estadual. E aqui, no interior do estado do Rio, temos oito Representações Regionais. No nosso caso, aqui, Nova Friburgo é a sede de uma Representação que engloba os municípios no seu entorno. Mas, para que a entidade possa nos apoiar, é preciso que o empresariado se aglutine, que discuta as suas necessidades. Estamos aqui para incentivar, porque entendemos que o nosso papel é colaborar para o desenvolvimento regional”, disse Ieker.
“O trabalho da Firjan defende os interesses das empresas, ela não tem papel político-partidário. A Firjan não é contra ou a favor de nenhum grupo. É, sim, à favor da indústria”, afirmou o consultor de empresas, Salustiano Weidlich, atuante na região e que já esteve à frente da Federação das Indústrias na região há alguns anos.
O gerente do Sesi-Senai em Nova Friburgo, Paulo Cúrio, fez em seguida uma apresentação dos serviços que pode trazer para a região, especialmente na área de Saúde e Segurança do Trabalho. “Trabalhamos integrados à Firjan”, explicou. Ele mencionou também os cursos gratuitos disponíveis, como aperfeiçoamento em língua portuguesa e Aprenda a Clicar, entre outros.
Após o encontro, considerado proveitoso para todos os presentes, uma nova reunião de trabalho será marcada. “A força da Firjan é muito grande no estado, reúne mais de 9.500 empresas associadas”, ressaltou o gerente da Firjan Regional, Gustavo Sarruf.
Deixe o seu comentário