Queimadas na estiagem
Secretaria de Ordem Urbana analisa proposta de auxílio voluntário no combate a incêndios florestais
O secretário municipal de Ordem Urbana, coronel Hudson de Aguiar Miranda, e seus subsecretários, coronel Claudecir Ribeiro da Silva, tenente coronel bombeiro Roberto Robadey e André Luis Santos, reuniram-se na manhã da última segunda-feira, 30, para tratar de questões relativas aos incêndios que vêm assolando as matas do município, nos últimos dias, em função das condições climáticas de seca e de baixa umidade do ar.
Somente no último fim de semana, segundo o subsecretário de Defesa Civil, tenente coronel bombeiro Robadey, ocorreram 15 focos de incêndio em matas no município, quantidade e extensão territorial que causa dificuldade no combate por parte de qualquer grupamento de bombeiros, inclusive o de Nova Friburgo.
Brigada voluntária
Uma das propostas discutidas no encontro foi o estabelecimento de uma brigada de incêndio voluntária em Nova Friburgo. Representantes da brigada voluntária do município de Seropédica participaram do encontro para falar sobre a experiência naquele município, onde, segundo os voluntários, atuam em auxílio à unidade do Corpo de Bombeiros local.
Munidos de abafadores e bombas costais, os brigadistas auxiliam no combate aos incêndios florestais, após treinamento especializado, e podem ser de grande utilidade em áreas de difícil acesso às viaturas dos bombeiros. O subsecretário de defesa civil manifestou preocupação quanto à integridade física dos brigadistas no combate aos incêndios, ressaltando o risco da atividade desempenhada pelos bombeiros militares.
No entanto, a eventual instalação de uma brigada de voluntários depende de convênio firmado pelo município com uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), além da disponibilização pela municipalidade de infraestrutura e equipamentos para sua atuação eficaz.
O secretário Hudson se comprometeu a discutir a questão tanto com o prefeito Heródoto Bento de Mello, quanto com o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, no sentido de verificar a viabilidade do projeto.
Deixe o seu comentário