Bombeiros aposentados e da ativa que fazem parte da turma de 1980 do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, na Praça da Bandeira, no bairro Vila Nova, prestaram uma justa homenagem no último mês. Num encontro realizado na sede do Roqueano Social Clube, na Via Expressa, em Olaria, eles decidiram honrar o tenente bombeiro militar Silas Cunha da Silva – já reformado – que na época da formatura foi o instrutor da equipe de novos bombeiros do 6º GBM.
Foi uma singela homenagem, mas que marcou muito o tenente, que recebeu emocionado em seu estabelecimento comercial, no Paissandu, uma placa de louvor ao trabalho desempenhado como orientador e instrutor da turma, durante as competições de provas profissionais na década de 80. Naquele tempo o 6º GBM foi tricampeão das atividades desenvolvidas por todos os batalhões dos bombeiros no estado do Rio de Janeiro, colocando a corporação de Nova Friburgo em lugar de destaque.
Para o tenente Silas, são os integrantes da turma que merecem tal honra. “Eu fui instrutor de fato. Isso tem que ser ressaltado. Mas, o que me marcou sempre foi a bravura desses homens, que nunca desanimaram, mesmo sabendo que nossos equipamentos – naquela época – eram poucos, diante de outros grupamentos que tinham muitos recursos. Eles se sobressaíam pelo esforço e dedicação, superando as dificuldades. Aos integrantes da turma cabe a verdadeira homenagem, pois eram eles que abalavam as estruturas dos quartéis com brados de vitória e os gritos de campeão quando voltávamos das competições”, disse o homenageado, ressaltando a gratidão por ter sido reconhecido e pelo carinho demonstrado por seus companheiros.
Deixe o seu comentário