INSS já começou a pagar 13º salário

terça-feira, 31 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O INSS já começou a pagar a primeira parcela do 13º salário para 23,6 milhões de segurados. O pagamento teve início na última quarta-feira, 25, e contemplou quem ganha até um salário mínimo (R$ 510) e tem cartão com final 1. O calendário prossegue nas próximas semanas para os demais beneficiários e só será concluído no dia 8 de setembro. A antecipação do dinheiro para aposentados, pensionistas e trabalhadores injetará na economia nacional R$ 9,013 bilhões.

Vale destacar que esta primeira parcela do 13º salário vem sem descontos. O Imposto de Renda sobre o abono de Natal será cobrado no pagamento da segunda parcela, em novembro e dezembro. Para quem começou a receber o benefício neste ano, o valor da primeira parcela será proporcional. Por exemplo: um benefício iniciado em janeiro terá o 13º calculado sobre oito meses. A diferença atinge quem está de auxílio-doença, que não deve receber os 50%.

O valor correto pode ser consultado na página do Ministério da Previdência Social na internet, através do endereço www.previdencia.gov.br. Segurados que recebem os benefícios ou têm conta nos bancos do Brasil, Mercantil do Brasil e Bradesco podem imprimir o extrato mensal nos terminais de autoatendimento. Quem é vinculado a outros bancos só pode retirar o extrato mensal da folha de setembro.

O 13º não é pago nas seguintes situações: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência, vantagem do servidor aposentado por autarquia e salário família.

Criado em 1962 a título de gratificação natalina, o 13º salário é ansiosamente aguardado pela maioria dos trabalhadores brasileiros. Nos últimos anos, o setor público passou a antecipar a primeira parcela para o mês de agosto, o que agradou em cheio. Mas a expectativa em torno deste dinheiro extra não é uma exclusividade dos trabalhadores. O comércio e as empresas de cobrança voltam suas táticas de venda e negociação numa só direção: abocanhar boa parte do 13º salário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade