O inverno costuma ser a estação do ano em que há menor incidência de chuvas, o que geralmente provoca desabastecimento de água em várias regiões metropolitanas do país. Em Nova Friburgo a estiagem prolongada já vem causando problemas, como as queimadas ocorridas nesta semana em matas da Granja Spinelli e do Vale dos Pinheiros. Por conta disso, é importante que a população se conscientize sobre a importância do uso racional da água.
De acordo com estimativas, cada friburguense consome cerca de 180 litros de água por dia, quantidade que pode ser reduzida com algumas mudanças simples na rotina. Uma delas é reduzir o tempo gasto no banho e manter a torneira fechada ao ensaboar as mãos, rosto, roupas e louças, só voltando a abri-la quando for enxaguar. O mesmo deve ser feito ao escovar os dentes ou fazer a barba.
Outro hábito ainda muito frequente e que contribui para o desperdício de água é o de lavar calçadas com mangueiras. O correto é utilizar vassouras e, caso necessário, um ou dois baldes de água. Além disso, o ideal é substituir a mangueira pelo regador para molhar as plantas, e por um balde de água na hora de lavar o automóvel.
Também é preciso prestar atenção nos vazamentos, um dos principais fatores responsáveis pelo aumento no consumo de água. Para evitar o problema, a dica é fazer uma revisão periódica em cisternas, caixas d’água, encanamentos, válvulas e canos de descarga e providenciar o conserto. Além disso, é importante não deixar caixas d’água e cisternas sem tampa, para evitar a evaporação.
As ligações clandestinas são outros fatores que prejudicam o abastecimento de água da cidade. As fraudes trazem prejuízos não só para a concessionária, mas também para os vizinhos, que podem ser afetados pela falta d’água. Isso porque, quem rouba água não se preocupa em economizá-la, portanto, é importante denunciar este tipo de atitude às autoridades competentes.
Deixe o seu comentário