Em vista da grande procura de alunos, a organização do II Festival Intercolegial de Música (FIM) Egberto Gismonti decidiu estender as inscrições até o próximo dia 8. O evento é aberto a estudantes do sétimo ao nono ano dos ensinos fundamental e do ensino médio, das redes pública e privada.
“Pelo número de jovens que estão nos procurando, vejo que eles abraçaram a ideia do festival. O sucesso da primeira edição, que homenageou Benito di Paula, os estimula para uma nova participação. Todo esse movimento nos anima e reafirma a nossa convicção de que é urgente ampliar os espaços de participação, investir no protagonismo juvenil e incentivar as artes”, afirma a diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), Jean Beatriz Wermelinger.
O festival acontecerá no dia 25 de setembro e dará aos vencedores premiação financeira (de R$ 200 a R$ 300) e troféu criado pelo artista plástico Felga de Moraes. O protótipo da obra – que está sendo confeccionada pela Remetal e montada na Mobel Carpintaria – está exposto no CNSD.
Em relação à escolha do corpo de jurados, Jean Beatriz explica que há uma busca por pessoas de competência reconhecida. “Alguns nomes já estão confirmados, como Salvador Canto, Teleco Ventura, Jozi Luka e Lanuzia Pimentel. Ainda estamos aguardando a resposta de mais um convidado. Nossa preocupação é formar um júri altamente qualificado e sensível aos desejos e ao jeito de ser da juventude”, diz Jean.
Participarão do evento grupos musicais, compositores e intérpretes. O número de integrantes de cada composição concorrente é limitado ao máximo de nove alunos. Os ensaios serão realizados no dia do festival, em horários pré-estabelecidos pela comissão organizadora.
Segundo os organizadores do festival, Egberto Gismonti será o homenageado deste ano devido a seus vínculos com Nova Friburgo e sua história de dedicação ao universo musical. Ainda de acordo com eles, a iniciativa visa promover a arte junto aos jovens, estimulando a criatividade e o espírito crítico e incentivando novas produções de alunos de 12 a 18 anos.
“Certamente o festival é uma oportunidade para a canalização de energias, o desenvolvimento da criatividade e dos talentos musicais dos alunos das diferentes redes de ensino da nossa região”, afirma Jean Beatriz.
Mais informações sobre o II FIM podem ser adquiridas pelo telefone 2522-1300 ou no site www.cnsdfri.com.br.
Deixe o seu comentário