Uma iniciativa para fortalecer os pequenos negócios e utilizar a comercialização como ferramenta para alavancar as vendas. É o que consiste o programa Como vender mais e melhor, desenvolvido pelo escritório regional de Nova Friburgo do Sebrae/RJ. A próxima turma tem início na terça-feira, 31, e as inscrições estão abertas a quem quiser participar, em especial os micro e pequeno empresários. Com carga horária de 45 horas, o programa será dividido em três encontros de cinco horas e mais informações podem ser obtidas diretamente no Sebrae (Rua Fernando Bizzotto, 72, Centro) ou pelo telefone 2523-6908.
Dividido em três módulos, com diferentes níveis de informação, o programa vai ensinar desde conceitos básicos até as técnicas mais avançadas para lidar com o mercado atual. Além dos módulos, os inscritos participarão de consultorias coletivas, que incluem exemplos práticos e dinâmicas de grupo. Os módulos abordam questões relacionadas ao planejamento e posicionamento da empresa, o entendimento e a conquista de novos clientes, o perfil demandado por profissionais para a área de vendas e análise mercadológica, o que contribui para a melhoria na gestão empresarial.
Vale destacar que o programa é uma ótima oportunidade para o pequeno empresário corrigir eventuais falhas em sua gestão na área de vendas. “Nosso objetivo é contribuir para minimizar os riscos e aumentar a efetividade nos negócios, pois, diferente de uma grande empresa, uma micro ou pequena que começa errado tem pouca capacidade de corrigir no futuro o que não deu certo”, afirma o consultor Carlos Mello, que comandará a turma.
Entre as dicas dadas pelo consultor para quem quer abrir um negócio destacam-se: definir o papel do empresário na empresa, definir o conceito do negócio, visitar empresas de referência no mercado, definir o produto a ser vendido e o perfil do público-alvo. “O problema do pequeno empresário é não saber definir sua própria atuação na empresa e ter pena de perder o cliente. O cabeleireiro que passa o dia com a agenda lotada certamente não conseguirá gerir bem seu negócio. E se o empreendedor tentar abarcar diferentes públicos não conseguirá atender a seu público-alvo com eficiência”, conclui o consultor.
Deixe o seu comentário