Primeiro o teste, depois a lição!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Por Alessandro Lo-Bianco

Muita gente entende que experiência de vida resulta, simplesmente, do tempo vivido, ou seja, os anos de idade de um indivíduo. Puro engano. Tenho entrevistado muitos idosos, principalmente do meio artístico, e, para minha surpresa, há os que vivem 80 ou mais anos e nada acumulam de experiência, como é hoje admitida de um modo geral. São pessoas que, mesmo famosas, nada aprenderam com o fracasso ou com o êxito. Simplesmente os absorveram em meio à vaidade, sem indagar a causa do fracasso para não repetir o erro. Também não analisaram o êxito para obterem melhor proveito dele.

Li em um pequeno livro da faculdade um provérbio inglês de autoria de Vernon Law, que diz: “Experience is a hard teacher, because she gives test first, the lesson afterwards.” Em nossa língua vira: “Experiência é uma professora severa, porque dá o teste primeiro e a lição depois.”

Ora, quem não leva a sério o teste como vai aprender bem a lição? A dinâmica da vida atual por si já impõe mudança de comportamento nos moços e nos mais velhos. A vida, em síntese, é o bom exercício do princípio ao fim, no caso, aplicado ao curso da vida. Assim, o moço que na fase competitiva do princípio busca oportunidades visando e analisando fatores prós e adversos com fé, humildade e tenacidade, certamente supera em experiência alguns dos mais velhos que estão na fase final, e que passaram o tempo escorado no êxito obtido, ou desiludido e desestimulado com o fracasso por não haver conseguido alcançar seus sonhos. Ou pior, no caso dos velhinhos que entrevistei, por não perceberem que a vida lhe premiou com muito mais que mereciam.

É claro que esta reflexão simplista não inclui na conclusão as circunstâncias relacionadas à saúde, educação, instrução, ambiente e outros tais fatores que facilitam ou dificultam a vida. O certo é que, idade, só por ela, nem sempre é o parâmetro ideal.

E para arrematar, aqui vai outra máxima extraída do livro Os Treze Momentos – Análise da Obra de Sun Tzu. Eis que diz: “Experiência é o acumulo de conhecimentos e sentimentos vividos e observados com humildade de quem sabe que sempre terá muito a aprender.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade