Projeto do Rotary beneficia alunos da rede municipal com distúrbios oculares

quarta-feira, 25 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Projeto do Rotary beneficia alunos da rede municipal com distúrbios oculares
Projeto do Rotary beneficia alunos da rede municipal com distúrbios oculares

De Olho no Futuro: projeto pioneiro levado a todo país

Rotary e Centro Oftalmológico atendem a estudantes da rede com distúrbios oculares

O Rotary Clube Nova Friburgo, presidido por Elizabeth Boscolo Muylaert, e o Centro Oftalmológico, em parecria com a Secretaria Municipal de Educação, realizaram no último sábado, 21, atendimentos a uma centena de estudantes da rede pública municipal friburguense, no contexto do projeto De Olho no Futuro.

Coordenado pela ex-presidente do Rotary, Márcia Carestiatto Sancho, e pela professora Fátima Carestiatto, por parte da SME/Prefeitura, a ação constou de exames de avaliação e triagem dos alunos de 30 escolas municipais, a serem atendidos pelo programa que propicia melhoria no rendimento e redução na evasão escolar, decorrentes de problemas visuais, mediante doações de óculos.

De Nova Friburgo para vários estados brasileiros

Iniciado em 2003, sob a presidência de Márcia Carestiatto Sancho (2003/2004), o projeto De Olho no Futuro ganhou ainda maior impulso, quando o seu pai, o empresário gráfico Dalton Carestiatto assumiu a governadoria distrital do Rotary. Hoje, ela comemora que o projeto, pioneiro em Nova Friburgo, é realizado em diversas regiões do país, sendo que em Nova Friburgo já contabiliza o atendimento aos 20 mil alunos da rede municipal de ensino, que passaram por triagem e exames de avaliação, nos últimos sete anos.

A professora Ledir Porto, secretária municipal de Educação, destaca a iniciativa, por considerá-la de grande importância por seu caráter preventivo à saúde das crianças. “Nossos alunos estão sujeitos a distúrbios visuais que interferem no seu rendimento e que, futuramente, poderão trazer limitações a sua vida profissional e social”. Para ela, “como instituição que consegue aglutinar grande número de crianças, a escola permite ação programada e maciça em termos de prevenção, na promoção da saúde ocular ou no diagnóstico precoce e, ainda, no pronto tratamento dos casos identificados”.

A secretária destacou ainda que, em Nova Friburgo, através dessa parceria com o Rotary, “o nosso professor, após devida capacitação, vem sendo o elemento catalisador para que tais ações ocorram com êxito”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade