Ponto de ônibus da Avenida Comte Bittencourt será desativado a partir do dia 1º de setembro

quarta-feira, 25 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Ponto de ônibus da Avenida Comte Bittencourt será desativado a partir do dia 1º de setembro
Ponto de ônibus da Avenida Comte Bittencourt será desativado a partir do dia 1º de setembro

Eloir Perdigão

A Autran, num trabalho em parceira com a concessionária Rota 116 e a Friburgo Auto Ônibus (Faol), desativará o ponto de ônibus situado na Avenida Comte Bittencourt, 90, próximo ao posto Shell Carestiato. De acordo com o superintendente da Autran, Vanor Pacheco, os transtornos ocasionados ao trânsito no local não são provocados tanto pelos coletivos urbanos, da Faol, mas pelos ônibus interurbanos.

Segundo Vanozinho, é comum os ônibus interurbanos sem cobradores pararem naquele ponto e, à medida que os passageiros vão entrando, o motorista fica tirando a passagem. Enquanto isso, meia pista fica tomada pelo ônibus, justamente num trecho de rodovia estadual muito movimentado. Outro fator prejudicial ao trânsito naquele ponto é a parada dos ônibus urbanos que saem da Rua Duque de Caxias, muito próximo dali.

Uma pesquisa da Autran sobre as frequentes retenções no trânsito na área do Paissandu apontou os ônibus parados no ponto da Avenida Comte Bittencourt como uma das causas. Vanozinho espera que, com a desativação do ponto, o trânsito possa fluir melhor no local, contribuindo, inclusive, para desafogar o Paissandu.

Vanozinho comentou que a equipe da Autran procurou um local para fazer um recuo e transferir o ponto, mas não conseguiu, devido às construções da avenida. O diretor superintende da Autran disse ainda que tem a intenção de retirar a cobertura do ponto em seguida à desativação, para que ninguém fique ali esperando os coletivos ou que estes parem no local, ou, então, cercar o local do ponto e sinalizar a proibição. A desativação do ponto já está sendo comunicada aos passageiros pela Faol, com avisos nos coletivos.

Com relação aos ônibus interurbanos, além de não mais pararem no ponto da Avenida Comte Bittencourt, no ponto da Avenida José Ruiz Boléa, entre as pontes do Suspiro e Sete de Setembro, só poderão parar na parte da frente, próximo ao portão do estacionamento da casa noturna Mais 1, a fim de que não se forme a fila de ônibus comum no local, também prejudicando o fluxo de veículos ali.

Nos dois pontos a situação tem sido agravada pelas frequentes paradas das vans e, com as medidas, Vanozinho espera que esse problema também tenha fim. Outros locais da cidade estão sendo estudados pela equipe da Autran e novas mudanças poderão ocorrer, a fim de que o trânsito possa escoar melhor no centro da cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade