Os dias 27, 28 e 29 de agosto serão de festa em São Pedro da Serra, onde comerciantes, pousadeiros e população estarão comemorando a 3ª edição do Encontro com as Raízes, um resgate de costumes e tradições da colonização, no início do século XIX, que deu origem à vila, e do modo de vida dos atuais moradores: produção agrícola, produtos manufaturados artesanalmente, tradição oral através de “contação de causos” e filmes, cultura ecológica, passeio guiado, forró com violas e sanfonas, cirandas, oficinas, palestras e muito mais.
O evento, organizado pela ONG Educari - Espaço Cultural São Pedro da Serra, Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra (AMASPS) e Teias da Serra, conta com apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho e da Prefeitura de Nova Friburgo, e com patrocínio do comércio, pousadas e moradores locais.
O envolvimento da comunidade tem surpreendido os organizadores. “Este ano estamos tendo uma adesão muito maior não só do comércio, mas também de moradores, que entraram no evento para somar esforços, o que torna o encontro mais autêntico. Conseguimos reunir artesãos, pessoas da terra que têm produção agrícola ou manufatura de pães, bolos, compotas, geleias, artistas que vão mostrar seu talento nos três dias de festa”, afirma Carlos Pinho, da Educari.
A programação é extensa, com exposição e vendas de produtos da terra, oficina de cestaria, artesanato em pano e madeira, entre outras atrações. No dia 27, às 17h, haverá execução do Hino Nacional com a participação das crianças da Escola Municipal de São Pedro da Serra e, às 17h30, será oferecido gratuitamente café da roça, coado no pano, com leite de curral; a tradicional broa de planta, bolos, pães e outras delícias. Depois, “contação de causos” e contos na Roda de Conversa; exibição do documentário “Prosas”, de Celso Bomfim, com moradores da região; e, às 21h, show de viola caipira com Jander Ribeiro e Rodrigo Garcia.
No sábado, 28, a festa começa às 11h. Além da exposição e venda de produtos, serão realizadas: Roda de Conversa - Causos e contos da terra, com Maria José Gaspary; Espécies da Mata Atlântica, com Marcos Cunha; Tecnologias Sociais para a Conservação Ambiental, e exibição de vídeos com a equipe do Ceia. Às 14h, haverá cirandas com o pessoal do Ponto de Cultura Memória Visual Ação Griô; às 15h30, oficinas; às 17h, Roda de Conversa com o professor e historiador Jorge Miguel Mayer, sobre História, Costume e Evolução. Às 18h, apresentação de quadrilha; às 19h será a vez dos professores Maria José Carneiro (UFRRJ), Ana Valéria e Luís Carlos Bertolino (ambos da Uerj), falarem sobre a pesquisa de campo realizada em São Pedro da Serra, que originou o livro Agricultura e Território – Práticas e Saberes, editado recentemente. Às 19h, cozido da roça oferecido pela comunidade de São Pedro da Serra; às 20h, exibição do documentário Prosas, de Celso Bomfim, e curta-metragem sobre meio ambiente, Homo ET Orbe, de Angélica Carvalho. E, para fechar a noite com muito forró, moda de viola com Léo Monteiro e Lucenir.
No domingo, 29, às 10h, o mateiro Mestre Feijão oferece passeio guiado pelas trilhas de São Pedro, falando sobre ervas medicinais. O dia continua com exposição e venda de produtos, oficinas ambiental e de artesanato, roda de conversa, exibição de filmes e feijão amigo, oferecido gratuitamente ao público. Para fechar o evento, Ismael e amigos fazem seu show de sanfona Banquinho do Ismael, às 18h. Além da exposição no Espaço Cultural, todas as atividades serão realizadas na quadra de esportes de São Pedro da Serra, que fica ao lado do posto de saúde.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2542-3365 (de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados e domingos, das 11h às 22h), ou no site da Educari: http://www.educari-ong.org.
NOSSA CASA, NOSSA GENTE
No Espaço Cultural São Pedro da Serra, na Rua Rodrigues Alves, 237, a exposição Nossa Casa, Nossa Gente, com móveis e utensílios antigos, coletados entre os moradores locais, fica aberta ao público até o dia 3 de setembro, de terça a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados e domingos, das 11h às 20h. Entrada franca.
Deixe o seu comentário