Neste dia 22, a partir das 9h, no Colégio Estadual Feliciano Costa, em Conselheiro Paulino, o clima será de muita alegria, música e brincadeiras. Um domingo bem especial está sendo preparado para a comunidade pela turma de recreadores do PlanSeQ Turismo (Plano Setorial de Qualificação Profissional ), que teve início em maio deste ano e termina no próximo dia 1º de setembro. Com o tema Recreando com o Folclore, o professor Léo Abelha e os mais de 20 alunos pretendem movimentar a escola com uma rica e especial programação.
Agosto é tradicionalmente conhecido como o mês do folclore, já que desde 1965 foi estabelecido no Brasil um decreto que assim o institui em todo o território nacional. Assim, o folclore, inserido na recreação, aborda características lúdico-poético-musicais e dinâmicas, buscando suas ligações com o processo educacional a partir da prática das expressões das culturas populares.
O objetivo maior do Recreando com o Folclore é promover atividades gratuitas, através da turma de recreação do curso de capacitação profissional, promovida pela Adis, em parceria com o Ministério de Trabalho. No evento, futuros recreadores pretendem vivenciar com o público as principais manifestações do folclore nacional, utilizando os elementos básicos do folclore e da cultura popular brasileira, visando o entretenimento, a integração social e o desenvolvimento pessoal dos participantes.
Segundo o professor Léo Abelha, além de realizar um trabalho de conclusão de todo o aprendizado, o evento é também uma atitude socialmente responsável dos alunos. “Acreditamos que seremos capazes de conquistar muitos adolescentes e crianças para que essas tradições se perpetuem em nossa cidade, afastando um número considerável de pessoas das drogas, da violência e do sedentarismo, favorecendo também o cultivo de nossa cultura popular regional e sendo também um exemplo de solidariedade, cidadania e consciência social”, afirma Léo.
A programação inclui apresentação de palhaços, danças folclóricas, oficinas de brinquedos e brincadeiras populares, contação de histórias, cantigas de roda, escultura em balões, pintura facial e teatro de fantoches. Todas as atividades são inteiramente gratuitas e destinadas principalmente a jovens e crianças da rede pública de ensino.
Deixe o seu comentário