Gerente do Instituto Souza Cruz visita escolas do Ibelga em Nova Friburgo

quarta-feira, 18 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Gerente do Instituto Souza Cruz visita escolas do Ibelga em Nova Friburgo
Gerente do Instituto Souza Cruz visita escolas do Ibelga em Nova Friburgo

Na quinta-feira, 12, o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) recebeu a visita do gerente do Instituto Souza Cruz (ISC), Luiz André Soares, que conheceu os Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffa) de Nova Friburgo, que aplicam sob a orientação do Ibelga a pedagogia da alternância.

Na parte da manhã, Luiz André, acompanhado pelo secretário executivo do Ibelga, Nilson dos Santos, e pela assessora pedagógica, Rosemarie Künzel, visitou o Colégio Municipal Ceffa Flores de Nova Friburgo, localizado em Vargem Alta, onde foi recebido pela diretora Caroline Moura Klein, pela diretora adjunta Gleici Heringer e por representantes da Associação de Pais do Ceffa.

Durante a visita foi feito um relato do trabalho que o Ibelga realiza em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação e a dinâmica de aplicação da pedagogia da alternância. Luiz André falou sobre sua experiência de dez anos de trabalho no ISC e do apoio que o instituto dá a diferentes iniciativas na área da educação Brasil afora.

Após o almoço a comitiva seguiu para o Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I e Ceffa Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, ambos em Baixadas de Salinas, tendo sido recebida pela diretora do colégio municipal, Mariane Schuenck, e pela diretora adjunta do colégio estadual, Marília Bueno, além do vice-presidente comunitário do Ibelga, Cesar Eduardo Tardin, e pelo presidente da associação de pais, José Nilton Corrêa. Após visitação às instalações dos dois colégios, Luiz André conheceu melhor o desenvolvimento do sistema educativo da alternância aplicado no curso técnico em agropecuária e no de administração, interessando-se muito pelas peculiaridades da região, grande produtora de olerícolas.

O ISC realiza bienalmente a Jornada Nacional do Jovem Rural, da qual estudantes e representante do corpo docente do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I já participaram em duas oportunidades. Esta jornada reúne jovens e educadores de todo o Brasil, numa oportunidade única de intercâmbio de experiências, culturas e conhecimento.

No cair da noite a visita terminou com uma rápida passagem pelos diferentes projetos desenvolvidos pelos estudantes e seus professores dentro da fazenda-escola. Diante do interesse do visitante, foi combinado novo contato para estudo de desenvolvimento de parceria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade