A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo fará neste e no próximo fim de semana um mutirão de ultrassonografias, com a rede conveniada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para reduzir a enorme demanda pelo exame na cidade. Serão 50 ultrassonografias neste sábado, 100 no sábado, dia 21, e mais 100 no domingo, 22 de agosto. De acordo com o secretário municipal de Governo, Braulio Rezende, a iniciativa confirma o esforço que o governo vem fazendo para melhorar a saúde no município.
“A Prefeitura tem convênio com a Examina e, normalmente, faz 50 ultrassonografias pelo SUS, por dia, no Hospital Municipal Raul Sertã e nas clínicas da Rua Portugal e da Rua General Osório. Mesmo assim, o número de pedidos é muito grande. Só através dos mutirões conseguimos reduzir o atraso nos exames”, explica o secretário.
As ultrassonografias do mutirão serão realizadas pelos médicos Leoni Chiarelli e Rogério Seródio. Hoje, os exames acontecerão na clínica da Examina na Rua Portugal; no próximo fim de semana, na unidade da General Osório.
“A Prefeitura tem nos dado condições de trabalhar bem com o SUS e, por intermédio dos mutirões, diminuir o excesso de exames pendentes”, afirma o médico Leoni Chiarelli, acrescentando que todas as ultrassonografias foram agendadas e os pacientes, avisados com antecedência.
O secretário de Governo lembra que a Prefeitura, em parceria com o governo do estado, trouxe à cidade em julho, um tomógrafo móvel que atendeu gratuitamente na Praça Dermeval Barbosa Moreira durante 15 dias. Braulio Rezende inclui os mutirões de tomografia e de ultrassonografia entre as ações desenvolvidas pelo governo municipal para facilitar à população de Nova Friburgo o acesso a bons serviços de saúde.
“Felizmente, temos conseguido avanços na área de saúde. Estamos reformando e ampliando o Raul Sertã, reestruturamos o quadro de pessoal, adquirimos equipamentos de alta tecnologia e inauguramos a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), em Conselheiro Paulino. Ainda precisamos melhorar muito, mas já demos alguns passos importantes”, avalia Braulio Rezende.
Deixe o seu comentário