Natação: Matheus Ferro festeja
bons resultados no Canadá
nadador friburguense Matheus Ferro Ribeiro, que esteve no Canadá disputando a principal competição internacional de natação, está de volta com boas notícias. Ele, que hoje representa Nova Friburgo vestindo a camisa do Esporte Clube Pinheiros, foi um dos atletas da seleção nacional no torneio e conseguiu a 6° colocação nos 400 metros, com o tempo de 4min 00s 50cen.
Em seguida ele fez parte da equipe brasileira do revezamento 4 x 200 metros livre e conseguiu a medalha de bronze. Também nadou os 1.500 metros livre e ficou na 6° colocação, com o tempo de 15min57s 20cent.
Foi uma competição bem forte e Matheus ficou satisfeito com seus resultados, já que a competição que ele tem como foco neste semestre é o Troféu José Finkel, em setembro.
CME terá sessão específica
na Câmara em setembro
Mais uma reunião do Conselho Municipal de Esportes foi realizada, com a presença dos conselheiros José Tadeu Costa, Joubert Ennes Júnior, Antônio Souza, Glauco Elimar, Rui Silva, Daniel Laje e José Augusto Teodoro, tendo como assunto principal a preparação para a reunião específica na Câmara Municipal, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, 1° de setembro.
Os conselheiros decidiram que durante os noventa minutos disponíveis para apresentação será exposto um resumo do Prodes, com o propósito de alavancar o esporte de Nova Friburgo num período máximo de dez anos, além da importância de se respeitar e valorizar os artigos que nortearam a criação do Conselho e a necessidade de ouvir a entidade nas decisões que destinam os caminhos do esporte local.
O dia 31 de agosto será uma noite de comemoração e reflexão. Antes, no dia 23, acontecerá mais uma reunião para traçar os últimos detalhes sobre o roteiro da reunião específica.
Seleção brasileira de futebol de cinco, para cegos, disputa vaga para jogos olímpicos de Londres
As dez melhores seleções do planeta entrarão em campo em busca do título do Mundial de Futebol de Cinco, para cegos, que será realizado entre os dias 14 e 22, em Hereford, na Inglaterra. A competição dará uma vaga nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012. O Brasil, que está no grupo B da competição, não terá vida fácil na caminhada em busca do tricampeonato mundial. O escrete canarinho terá pela frente adversários tradicionais na modalidade, como Argentina, França e China.
Presente ao bicampeonato paraolímpico em Pequim, o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado, disse que confia no título e que a atual seleção é uma das gerações mais técnicas da história. “O Brasil tem tudo para conquistar o tri. Esta é a expectativa do CPB. O Mundial terá muitas seleções tradicionais, mas acreditamos no título e na classificação para os Jogos Paraolímpicos de Londres”, avaliou Mizael, que foi considerado o melhor jogador do mundo na modalidade em 2001.
A seleção brasileira nem teve tempo de descanso após desembarcar na Inglaterra. No mesmo dia da chegada o elenco realizou treino físico em Manchester, local de aclimatação da delegação. O objetivo do grupo é estar totalmente habituado ao clima, temperatura e horário do local.
A estreia no torneio será domingo, 15, contra a China. O jogo marca o reencontro dos dois finalistas dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008, quando o time verde e amarelo conquistou o ouro contra os donos da casa, após uma virada de 2 a 1.
Um dia após a estreia, o Brasil entra em campo para enfrentar um dos seus maiores rivais futebolísticos: a França. A atual campeã europeia chega ao mundial com um grupo jovem, mas nem por isso menos talentoso. No dia 18 o Brasil enfrenta o azarão do grupo B, Grécia, que só conquistou a vaga no Mundial após a desistência de Camarões.
A participação brasileira na primeira fase será encerrada com um grande clássico no dia 19. Os ‘Murcielagos’ (morcegos), apelido da seleção argentina, entram em campo contra o Brasil em busca da hegemonia sul-americana no futebol de cinco. Também bicampeã mundial da modalidade, a Argentina já conquistou uma prata em jogos paraolímpicos, em Atenas 2004, e um bronze em Pequim 2008.
Com um grupo habilidoso, a delegação técnica classifica a seleção brasileira como uma das mais técnicas dos últimos tempos. Destaque para Ricardinho, eleito o melhor do mundo, e para o jovem jogador Jeferson Gonçalves. Baiano, 20 anos, Jefinho é uma das apostas do grupo. Além de Sandro Laina, o Brasil conta no grupo com referências do futebol de 5, como Bill, Damião, Scharles, João, Marcos, Fábio e Tafarel.
A relação completa do Brasil é:
Goleiros: Fábio Luis Ribeiro de Vasconcelos, Antonio Taffarel de Carvalho
Jogadores: Jeferson da Conceição Gonçalves (Salvador), Scharles Dean dos Santos (Salvador), Marcos José Alves Felipe (João Pessoa), Severino Gabriel da Silva – Bill (João Pessoa), João Batista da Silva (Rio de Janeiro), Damião Robson de Sousa Ramos (João Pessoa), Ricardo Steinmetz Alves (Porto Alegre), Sandro Laina Soares (Rio de Janeiro). Técnico: Ramon Pereira (Rio de Janeiro).
Enduro da Independência em novo formato, mas sem perder a tradição
Considerada uma das mais tradicionais competições de regularidade do motociclismo, o Enduro da Independência completa neste ano 28 edições, inaugurando um novo formato, que promete atrair ainda mais público e unir comunidade e participantes em cinco dias, com passagens por cinco cidades mineiras. Promovido pelo Trail Clube Minas Gerais e realizado pela Production Eventos, este ano o Enduro começa em Pouso Alegre, passa pelas cidades de Lavras, São João Del Rey, Mariana e Betim. Cerca de 60% do percurso de mil quilômetros do enduro serão percorridos por trilhas e estradas abandonadas da região do circuito da Estrada Real.
A expectativa é de participação de cerca de 500 pilotos, divididos em nove categorias: master (pilotos profissionais e semiprofissionais), sênior, over 50, over 40, júnior, feminino e novato, duplas graduadas e duplas novatos. Algumas categorias, como a feminina, são exclusivas desta competição.
O evento movimenta cerca de R$ 2 milhões, sendo que 70% deste valor fica na economia das cidades por onde o enduro passa, movimentando o comércio, o setor de serviços e a rede hoteleira local.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.tcmg.com.br até o dia 2 de setembro.
HISTÓRIA
Em 1983 o Trail Clube Minas Gerais teve a ideia de reconstituir numa prova de enduro de regularidade a viagem feita por D. Pedro II na época do Império, do Rio de Janeiro a Ouro Preto, então Vila Rica. Começava o que viria a ser a maior prova de enduro de regularidade do mundo, que recebeu o nome de Enduro da Independência. O evento se consolidou junto aos participantes e mídia e esta 28ª edição faz parte do calendário oficial dos grandes eventos do motociclismo nacional. O desafio, a aventura, a superação de limites, a história e a reunião entre os amigos transformaram-se numa tradição seguida por todos durante muitos anos: participar de um evento único, com sua própria identidade.
programação
Dia 3/9 - POUSO ALEGRE
10h: abertura dos estandes e concentração dos pilotos e equipes
18h: abertura oficial do evento com a participação de autoridades,
patrocinadores e motociclistas
18h30: hasteamento de bandeiras e benção do padre
19h: largada promocional com todos os pilotos dando uma volta
na cidade
20h30: show de wheeling de manobras radicais
21h30: show com Wilson Sideral
Dia 4/9 – POUSO ALEGRE E LAVRAS
7h: largada de Pouso Alegre
14h: abertura dos estandes, test drive e recreação infantil em Lavras
15h: chegada dos pilotos
19h: show de wheeling de manobras radicais
Dia 5/9 – LAVRAS E SÃO JOÃO DEL REY
7h: largada de Lavras
14h: abertura dos estandes, test drive e recreação infantil em São
João Del Rey
15h: chegada dos pilotos
19h: show de wheeling de manobras radicais
Dia 6/9 – SÃO JOÃO DEL REY E MARIANA
7h: largada de São João Del Rey
14h: abertura dos estandes, test drive e recreação infantil em
Mariana
15h: início da chegada dos pilotos
19h: wheeling de manobras radicais
20h30: show com Wilson Sideral
Dia 7/9 - MARIANA E BETIM
7h: largada de Mariana
9h: abertura dos estandes, test drive e recreação infantil em Betim
11h: chegada dos pilotos em Betim
11h30: premiação
14h: wheeling de manobras radicais
15h30: show de Free Style MotoCross
16h30: show com Wilson Sideral
Deixe o seu comentário