Intercâmbios possibilitam contato com outros países

sexta-feira, 13 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Eloir Perdigão

Enquanto alguns países restringem ou dificultam a entrada de estrangeiros, o governo canadense tem interesse em receber imigrantes, uma boa pedida para quem quer morar no exterior, inclusive com trabalho. E há outras opções, como o intercâmbio tanto de jovens como de adultos, do Rotary.

CANADÁ - Morar no Canada pode ser fácil. Inclusive com trabalho. O Canadá é hoje um dos países que mais recebem imigrantes no mundo. Só em 2006, o país concedeu cidadania (permanent visa) para mais de 250 mil estrangeiros. A previsão é de que o volume cresça nos próximos anos.

O governo canadense gastou no ano passado cerca de 300 milhões de dólares canadenses em programas de auxílio aos novos imigrantes. O fundo serviu, entre outras ações, para investimento em programas de ensino de inglês e francês aos novos moradores. A verba do governo também foi direcionada a iniciativas de colocação de imigrantes no mercado de trabalho canadense.

A atual política do governo canadense permite que empresas do país possam contratar estrangeiros sem visto permanente para posições em que não haja canadenses disponíveis para a vaga. Segundo o novo pacote, estrangeiros podem agora permanecer trabalhando no Canadá por mais de dois anos, sem que haja a necessidade de sair do país para renovar o visto de trabalho.

ROTARY & JOVENS - O intercâmbio de jovens tem como objetivo promover a paz e a compreensão entre os povos. Anualmente mais de sete mil jovens realizam intercâmbio pelo Rotary. São imensas as experiências e recompensas para os intercambiários. Os jovens não só acumulam conhecimentos como adquirem uma maturidade que apenas uma experiência como esta pode trazer.

Com o intercâmbio, o jovem amplia sua visão com o exercício de hábitos, usos e costumes diferentes dos seus, aprende a melhor enfrentar difíceis situações e a tomar decisões sozinho, desenvolve maior capacidade de liderança, aprende uma língua estrangeira e torna-se mais qualificado para uma colocação profissional, estuda e observa aspectos interessantes da vida e cultura do país que o hospeda, vai agregar informações e conhecimento que poderão fazer diferença a seu favor no futuro, conviverá com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente do seu, exercitando a boa vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary) e poderá agir como embaixador de seu país, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.

Assim, não fica difícil imaginar os inúmeros benefícios que uma experiência como esta pode proporcionar a cada jovem. Incentivando um grande salto no crescimento de sua educação, o jovem irá frequentar uma escola secundária durante um ano (no caso do intercâmbio de longa duração), num ambiente diferente do seu, podendo inclusive escolher cursos e matérias que não são oferecidos regularmente nas escolas do Brasil.

TIPOS DE PROGRAMAS – O Intercâmbio de Longa Duração é para um ano letivo no país anfitrião, durante o qual o estudante reside com mais de uma família (três a quatro) e frequenta a escola. O programa de intercâmbio é aberto para jovens de 15 a 17 anos.

Já o Intercâmbio de Curta Duração é de 30 dias. Em geral são realizados durante as férias escolares e não incluem experiência acadêmica. Costumam envolver estadia com uma única família no país anfitrião. O programa é aberto para jovens de 15 a 18 anos. Alguns países aceitam jovens com idade superior a 18 anos.

O programa tem custos administrativos e operacionais que são cobertos por meio de taxas pagas pelos candidatos. Além destas taxas o candidato deverá arcar com os custos da passagem aérea de ida e volta e com o seguro de saúde/vida.

SELEÇÃO - Os candidatos são selecionados através de provas classificatórias de conhecimentos gerais, inglês (escrita e oral), conhecimentos de Rotary, além de uma avaliação com psicólogos.

As inscrições estão abertas na sede do Rotary Club (Rua Augusto Spinelli, 169, Centro), para selecionar os candidatos que viajarão em 2012.

ROTARY & ADULTOS - Os cinco Rotary Clubs de Nova Friburgo recebem todo ano um grupo de intercambiários cada vez de um país diferente. Trata-se do Programa IGE – Intercâmbio de Grupo de Estudos – que anualmente recebe e envia um grupo de cinco jovens profissionais para um intercâmbio de cunho profissional e cultural.

O Distrito 4750 (que inclui Nova Friburgo) junto com a Fundação Rotária são os patrocinadores deste intercâmbio proporcionando a esses jovens profissionais essa experiência. O rotariano líder do grupo e os quatro membros não rotarianos são profissionais de diferentes áreas e tem como objetivo conhecer nossa cultura, trocar conhecimentos nas suas áreas de trabalho, conviver com famílias de rotarianos que os hospedam e fazer visitas de lazer durante sua estada na cidade.

O Brasil, e especialmente a região de Mata Atlântica, com sua diversidade, desperta neles grande interesse. Vêm conhecer os projetos sociais desenvolvidos pelo Rotary e apresentar um pouco de seu país nas reuniões rotárias.

O Programa IGE foi concebido pelo Rotary Internacional após a Segunda Guerra Mundial como forma de aproximar os povos e criar compreensão visando a paz mundial. Da mesma forma como é recebido esse grupo, na contrapartida é enviado um grupo de cinco pessoas (um rotariano e quatro não rotarianos) para o país do qual é recebido o grupo visitante.

A cada ano o Rotary Internacional, através da Fundação Rotária, contempla os intercambiários que passam por uma seleção. Os interessados em participar do processo seletivo para o ano que vem devem procurar informações no site do Rotary ou procurar a secretaria do Rotary.

BRASIL-ESPANHA – Quem faz o curso de espanhol da Casa de España, na Praça das Colônias, no Suspiro, através do Centro de Intercâmbio Cultural Brasil-España, pode participar de intercâmbio com universidades da Espanha e da América Latina.

O curso foi criado pelo professor espanhol Sergio Lirón, radicado há quatro meses em Nova Friburgo. Enquanto trabalhou em Ribeirão Preto-SP, Lirón enviou muitos intercambiários à Espanha, todos bem-sucedidos.

Os contatos com o professor podem ser feitos diretamente na Casa de España, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, ou pelos telefones 2528-7272, 2523-2163 ou 9236-6009.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade