Alunos do Externato Santa Ignez apresentam espetáculo baseado em Manuel Bandeira

quinta-feira, 12 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Nestes dias 13 e 14, às 19h, o grupo de Teatro do Externato Santa Ignez (Tesi) apresenta a montagem Bandeira da vida inteira – um passeio pela obra de Manuel Bandeira, no Espaço Mundo Azul, nas dependências da escola. O trabalho, adaptado e dirigido pela professora Mariângela de Andrade Erthal, é dividido em seis cenas, que abrangem as temáticas substâncias do chamado ‘poeta menor’. Desta forma, os variados textos estão agrupados nos temas doença, rebeldia poética, infância, cotidiano, amor às mulheres e preparação para a morte. O trabalho cênico representa uma verdadeira viagem pela “vida inteira que podia ter sido e que não foi”, sendo um quadro biográfico de um dos mais significativos representantes da poesia modernista. Ingressos à venda no valor de R$ 3, na secretaria do Externato Santa Ignez.

O Tesi estreou em 2001, dando continuidade a um trabalho desenvolvido há muitos anos pela coordenação de ensino médio do colégio. As atividades, que contam com a participação dos alunos dos ensinos fundamental e médio, visam à superação de limites, a compreensão do sentido de equipe, a construção da disciplina e o estímulo à sensibilidade. Todas as produções passam por várias etapas e envolvem o empenho e dedicação de diretores, coordenadores, professores, funcionários e diversos pais.

Ao longo dos seus dez anos de existência, o grupo já apresentou as seguintes peças: Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, em 2001; O Navio Negreiros, montagem com textos do livro Os escravos, de Castro Alves, em 2002; Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, em 2003; O pagador de promessas, de Dias Gomes, em 2004; Aurora da minha vida, de Naum Alves de Souza, em 2005 e 2006; Pluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado, em 2007; Capitu, com adaptação do roteiro cinematográfico de Lygia Fagundes Telles e Paulo Emílio Salles Gomes, baseado no livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, em 2008; e O rapto das cebolinhas, de Maria Clara Machado, em 2009.

Além desses trabalhos, o Tesi apresenta-se também no projeto Um dia de primavera – realização literária dos alunos que, numa noite de autógrafos, apresentam seus textos e concorrem a uma premiação. Dentre as montagens realizadas, estão homenagens a Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cazuza e Chico Buarque de Hollanda. 16 anos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade