Nova Friburgo recebe hoje o maior evento de ciclismo da América Latina
A cidade recebe hoje, às 12h, o Tour do Rio, maior evento de ciclismo de estrada da América Latina. A caravana desembarca na Praça do Suspiro e será recebida pelo secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes, e equipe de sua secretaria. Mas a partir das 9h os profissionais da pasta estarão na Praça do Suspiro para mais uma etapa do projeto Acerte o Passo, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, oficina de pipas, recreação com pinturas e petecas e ginástica para a terceira idade.
Os ciclistas largam para Cabo Frio às 9h deste sábado, 31, perfazendo um total de 138 quilômetros até Cabo Frio, de lá mais 158 quilômetros até o Rio de Janeiro, com encerramento da prova e solenidade de premiação dos vencedores.
A equipe do Tour do Rio fica na Praça do Suspiro até as 13h desta sexta e depois cumpre uma série de outras atividades programadas pelas autoridades municipais.
O evento conta com diversas atividades, além da participação da medalhista olímpica Adriana Behar e é a maior competição internacional de ciclismo em estrada de alta performance da América Latina.
Nova Friburgo é a quarta parada da prova, que passa pelo Rio de Janeiro, Itaipava, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios e Cabo Frio. Ao todo são 783 quilômetros de prova, assim divididos: 170 km do Rio de Janeiro a Angra dos Reis; 160 km de Volta Redonda a Três Rios; 157 km de Três Rios a Nova Friburgo; 138 km de Nova Friburgo a Cabo Frio; e 158 km de Cabo Frio ao Rio de Janeiro.
O Tour do Rio é uma prova de resistência, velocidade e determinação, promove a bicicleta como lazer e meio de transporte. O secretário Frank James Fernandes convoca toda a população a participar: “É um momento importante para nossa cidade, é uma competição internacional, que reúne os principais ciclistas de estrada do mundo e por isso é importante a participação de toda nossa população para prestigiar os atletas que visitam Nova Friburgo. Nós também temos o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como transporte e qualidade de vida, além de descobrir novos talentos”, disse.
Manipulação de resultados no futebol
pode terminar em prisão em regime fechado
Desde terça-feira, 27, passou a ser crime passível de prisão de dois a seis anos a manipulação de resultados por árbitros de futebol e compra de resultados por cartolas. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova regra proíbe explicitamente “solicitar ou aceitar vantagem ou promessa de vantagem, patrimonial ou não, com o fim de alterar o resultado de uma competição esportiva” e “fraudar por qualquer meio ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado da competição esportiva”.
Além de atingir árbitros e cartolas, as mudanças no Estatuto do Torcedor miram cambistas, torcidas uniformizadas e torcedores dispostos a ir aos estádios para tumultuar. Cambista apanhado vendendo ingressos estará sujeito à prisão de um a dois anos e ao pagamento de multa.
Quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda por preço superior ao estampado no bilhete estará sujeito à reclusão de dois a quatro anos e multa. Promover tumulto e incitar a violência nos estádios causará prisão de um a dois anos, mais multa, mas na sentença condenatória o juiz poderá trocar esta penalidade pela proibição do torcedor de assistir jogos nos estádios pelo prazo de três meses a três anos. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional ano passado e produzido em consenso pelos ministérios do Esporte e da Justiça, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Ministério Público.
MAIS MUDANÇAS - De acordo com o texto aprovado pelo Congresso Nacional, todos os integrantes das torcidas organizadas deverão ser cadastrados. Além disso, as entidades passam a responder civilmente pelos danos causados por qualquer um de seus associados nos estádios, a cinco quilômetros dos locais onde os jogos estão ocorrendo ou no trajeto. A torcida também pode ser impedida de comparecer aos jogos pelo prazo de até três anos ou ser obrigada a realizar trabalhos sociais.
Outra mudança se refere aos estádios. Todos os eventos esportivos em estádios com capacidade para mais de dez mil pessoas deverão ter infraestrutura suficiente para dar viabilidade ao monitoramento por imagem do público e das catracas de acesso aos estádios. (fonte: Agência Brasil)
NOVA FRIBURGO – O único estádio da cidade, o Eduardo Guinle (campo do Friburguense), reformado no fim do ano passado para a disputa do campeonato estadual deste ano, está rigorosamente dentro dos padrões exigidos à época pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Com capacidade para pouco mais de dez mil torcedores, o campo terá que se adequar ao novo Estatuto do Torcedor, que prevê a colocação de câmeras por motivo de segurança do torcedor. Apesar de ter que disputar a segunda divisão ano que vem, a diretoria está certa que em 2012 o clube estará novamente na elite, portanto, estuda já a partir de agora as possibilidades de mais uma reforma no complexo esportivo do Friburguense.
Deixe o seu comentário