Cursos gratuitos oferecem qualificação socioprofissional à população

quinta-feira, 29 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Cursos gratuitos oferecem qualificação socioprofissional à população
Cursos gratuitos oferecem qualificação socioprofissional à população

Por Bruno Pedretti

Na última segunda-feira, 26, o Colégio Anchieta foi palco do seminário O mundo do trabalho, realizado a partir das 19h pela Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (Adis), selecionada pelo Ministério do Trabalho e Emprego para executar o PlanSeQ Turismo, que visa oferecer qualificação socioprofissional à população, buscando atender a trabalhadores jovens e adultos, empregados e desempregados, que não tiveram oportunidades de acesso à educação profissional.

A capacitação profissional tem como objetivo preparar mão de obra qualificada, a fim de ser absorvida pelo mercado local, beneficiando a economia e a população em geral. Fizeram parte da mesa o coordenador geral do PlanSeQ, Valdir Roberto da Silva, a coordenadora administrativa Janaína Gralato, coordenadora sociopedagógica Fernanda Milanez, o diretor da Casa Suíça, Maurício Pinheiro, o sócio da Champion Consultoria, Luiz Gustavo, além de Aranda Barros, especialista em turismo e docente no projeto.

O evento começou de fato com o coordenador geral do PlanSeQ Turismo, Valdir Roberto da Silva, falando sobre o projeto, que surgiu através de proposta do deputado Olney Botelho e hoje beneficia 11 municípios da região com cursos gratuitos na área do turismo, sendo realizados em Teresópolis, Cordeiro, Cachoeiras, Bom Jardim, Sumidouro, Santa Maria Madalena, Carmo, Trajano de Moraes, Duas Barras, Macuco e Nova Friburgo, que oferece cerca de sete cursos à população. Os friburguenses têm acesso a aulas de orientador turístico, confeiteiro, cozinheiro, pizzaiolo, recepcionista de hotel, recreador e operador de telemarketing, tendo ainda mais duas opções de cursos para a região.

Os benefícios dos cursos são muitos. Lanches, vale-transporte, apostilas, material didático e material de consumo, tudo disponibilizado gratuitamente. Os conteúdos do curso têm duração de 200 horas – 40 horas disponíveis para a qualificação social e 160 para a qualificação profissional. Segundo Valdir, a meta do PlanSeQ é a inserção de no mínimo 30% de alunos no mercado de trabalho. “A Adis indica os participantes dos cursos e as empresas realizam a seleção dos candidatos. Deixamos os alunos preparados para conseguir entrar no mercado de trabalho”, afirma Valdir.

A coordenadora administrativa Janaína Gralato apresentou a entidade executora dos cursos, a Adis. A organização atua em Nova Friburgo desde 28 de abril de 2000, data em que foi inaugurado o centro de treinamento profissional, dando início aos cursos na Padaria Escola João Moura, localizada em Olaria. Dez anos depois, a Adis já possui 16 projetos com diversas atividades em andamento no município e região, beneficiando diretamente cerca de seis mil pessoas. “A Adis tem por visão ser reconhecida como uma agência promotora de desenvolvimento socioeconômico integrado e sustentável e de proteção social básica”, diz Janaína. A organização trabalha nas áreas de inclusão social, proteção à criança e ao adolescente e desenvolvimento social, e conta com projetos como o Pão com Sopão, oficinas pedagógicas culturais, programas de inclusão digital, o famoso projeto Solução, a qualificação profissional, entre outras ações de desenvolvimento.

“O PlanSeQ é resultado de uma construção coletiva”, disse a coordenadora pedagógica do PlanSeQ Turismo, Fernanda Milanez. Ela enfatizou a importância de valorizar o potencial de cada aluno, enfatizando que a contribuição para o crescimento profissional e social depende de cada participante dos cursos. “Formamos cidadãos trabalhadores investindo na capacitação social para além das técnicas e habilidades profissionais, garantindo a inserção, a permanência e a atuação como agentes de transformação no mundo do trabalho”, fixou Fernanda.

Alunos do PlanSeQ falaram sobre o quanto o curso está sendo importante para a formação profissional. Logo depois, a música de Teleco Ventura foi cantada pela plateia. Em tom de muita alegria, Teleco cantou Nova Friburgo, numa introdução à história da cidade contada pelos alunos.

Um dos grandes momentos da noite foi a homenagem a Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, destacando sua trajetória como um cidadão apaixonado por Nova Friburgo. “Minha pessoa e o Gama já tivemos momentos maravilhosos em nossas vidas, mas receber uma homenagem nesse espaço fantástico é um momento de muita emoção. Sinto-me extremamente satisfeito e feliz e pretendo continuar trabalhando para melhorar ainda mais esta linda cidade”, disse Jaburu, que em seguida declamou um poema de Manuel Bandeira, ganhando muitos aplausos do público.

O sócio da Champion Colsultoria, Luiz Gustavo, apresentou algumas estatísticas sobre a pesquisa de contratação para o mercado de trabalho em Nova Friburgo. “De janeiro a junho deste ano, 10.931 contratações com carteira assinada foram realizadas na cidade, sendo que 1.396 conseguiram seus primeiros empregos. As demissões alcançaram o número de 9.579, ficando com um saldo positivo de 1.352 novas oportunidades no mercado de trabalho”, informou Luiz Gustavo. Na parte final do seminário, brindes foram sorteados para os participantes inscritos nos cursos de Nova Friburgo, e produtos feitos pelos próprios alunos foram distribuídos à plateia.

Quem quiser obter mais informações sobre os cursos pode acessar o site www.adis.org.br, enviar e-mail para cursos@adis.org.br ou ainda telefonar para 2521-5353.

Nova Friburgo

(música de Teleco Ventura)

Minha cidade é uma praça

Toda florida cheia de graça

Som de coreto retreta

Viagens no ar

Amanheceu a neblina se deu

Raio de sol derreteu

Banco jornal alto-astral

Vejo você chegar

Verde vermelho amarelo azul e lilás

Luz nas montanhas

Completam o jogo de cor

Catarina flerta o Imperador

Noite que veste a tarde na rua e no bar

Gente no cio marquises garrafas que confusão

Mão no bolso e pouca decisão

Minha cidade toda florida

Praça coreto sonho ilusão

Raio de sol derreteu

Vejo você chegar

Sinto a cidade cheia de graça

Jogo de cor choro do trem

Vivo um abraço inteiro

Te quero bem!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade