Instituto Girasol do Brasil: projetos e ações para livrar adolescentes do uso de drogas

quarta-feira, 28 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Instituto Girasol do Brasil: projetos e ações para livrar adolescentes do uso de drogas
Instituto Girasol do Brasil: projetos e ações para livrar adolescentes do uso de drogas

Eloir Perdigão

O Instituto Girasol do Brasil (IGBr) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem desenvolvido importante experiência na temática das drogas como problema de saúde pública, repercutindo na sociedade em geral, principalmente nos setores da educação, saúde, segurança pública e economia. Esta experiência de 12 anos atuando em Nova Friburgo se reflete na promoção e realização de projetos e ações que culminam com a reinserção familiar e social dos adolescentes, assim como exerce influência na sociedade através da transmissão de valores. O IGBr, entre outras ações desenvolvidas, provê oportunidades a adolescentes, crianças e suas famílias para conseguirem abstinência de substâncias psicoativas e mudarem seu estilo de vida. Além disso, propicia condições ideais para criar, recriar ou se integrar harmoniosamente a contextos saudáveis, preventivos e protegidos de convívio familiar, escolar e comunitário.

Instituto surgiu a partir de convite da Espanha

A necessidade de criar o Instituto Girasol no Brasil surgiu em 1996, a partir de um convite da Fundación Girasol de Espanha, com o objetivo de trazer para cá a experiência bem-sucedida na Europa. No ano seguinte, um grupo multidisciplinar de estudos e trabalhos, reunindo médicos, psicólogos, terapeutas de família, assistentes sociais e arteterapeutas participaram dos cursos de extensão universitária em Toxicomanias e em Prevenção ao Uso de Drogas, no Nepad, da Uerj, e do curso de Conselheiro em Dependência Química, na Vila Serena, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Em 1998 este grupo de profissionais brasileiros, sediados na cidade do Rio de Janeiro, foi desenvolvendo experiência na prática do atendimento a dependentes químicos e aos seus familiares, destacando a terapia de família e o uso de contos como recursos terapêuticos.

Em 1999, estatuto pronto, foi oficialmente fundado o Instituto Girasol do Brasil, com sede em Nova Friburgo, sob a presidência do médico Salomão Bernstein. Em 2000 foi constituída a primeira equipe técnica, iniciando os atendimentos. Em 2001 foi inaugurado o Centro Girasol de Convivência. Desde então vem desenvolvendo projetos e programas relacionados com assistência ambulatorial a adolescentes usuários de drogas e seus familiares, em regime de convivência, prevenção do uso de drogas e de inclusão no mundo do trabalho, conveniados com a Fundação para Infância e Adolescência do Estado do Rio de Janeiro (FIA).

A partir de janeiro de 2008 foi firmado convênio com o município de Nova Friburgo para execução do programa Justiça Terapêutica, em parceria com a Promotoria da Infância e Juventude, do Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Defensoria Pública e secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde de Nova Friburgo, e CRIAAD, órgão do Degase, para o atendimento socioeducativo a adolescente usuário de droga e em conflito com a lei.

O IGBr vem ocupando assento nos conselhos de Direitos da Criança e Adolescente de Nova Friburgo (CMDCA), desde 2005, do Estado do Rio de Janeiro (CEDCA-RJ) desde 2009; conselhos Comunitário de Segurança Pública, desde 2006, da Assistência Social de Nova Friburgo, desde 2007, e Municipal de Saúde, desde 2010.

Mais informações sobre o Instituto Girasol do Brasil pelo telefone 2519-2418 ou pelo e-mail faleconosco@girasol. org.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade