Passar trote para polícia ou
bombeiros agora vai dar multa
Pelo menos 30% dos chamados são falsos. Punição servirá para cobrir gastos com deslocamentos desnecessários
Henrique Amorim
O governador Sérgio Cabral sancionou recentemente um projeto de lei de autoria do deputado estadual Flávio Bolsonaro que prevê a cobrança de multas àqueles que acionarem os serviços de emergência e salvamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros – respectivamente os telefones 190 e 193 (ligação gratuita) – para falsos chamados de socorro. A multa deverá ser paga nas contas de telefone de quem passou os trotes, mas a punição ainda não tem data para começar, pois depende de regulamentação dos comandos da PM e do Corpo de Bombeiros.
Ambas as corporações possuem identificadores de chamadas em suas centrais de atendimento em todo o estado, e o dinheiro apurado com as multas será revertido para o custeio das despesas com o deslocamento das equipes de policiamento e salvamento, custos de atendimento e triagem das chamadas. Os valores das multas ainda não foram definidos pela PM e Corpo de Bombeiros.
A lei estadual foi motivada devido a grande incidência de trotes recebidos pelas corporações militares diariamente. Só a PM recebe por dia, em todo o estado, cerca de 2,5 mil chamados de emergência e denúncias com solicitação de investigação imediata. Pelo menos 30% deles são trotes. No Corpo de Bombeiros, são recebidas por dia duas mil ligações, sendo 30 delas desnecessárias. O comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros em Nova Friburgo, tenente-coronel João Paulo Mori, destaca que devido à experiência dos atendentes, muitos trotes são identificados ainda durante a comunicação, evitando o deslocamento das equipes.
“Geralmente quando atendemos a chamados de crianças dando conta de incêndios, redobramos nossa atenção, checando informações. Já no caso de ligações de pessoas idosas solicitando salvamentos, na maioria das vezes acabamos viabilizando o salvamento. Nem sempre, porém, é verdade. O ideal é que a população se conscientize da importância dos serviços de emergência e só os solicite quando realmente for necessário. Às vezes, uma equipe pode estar ocupada com o deslocamento para um chamado falso, no momento em que outra pessoa possa estar precisando desse serviço de verdade”, observa o comandante.
Comerciante fica sem bolsa com dinheiro e documentos dentro da própria loja
A comerciante Marli Antunes Gomes, 54 anos, teve a bolsa de couro cinza, com dinheiro e documentos, furtada na manhã de quinta-feira, 22, em sua loja, na Rua Vicente Sobrinho, no bairro Olaria.
Ela contou aos policiais da 151ª DP que deixara a bolsa sobre o balcão antes de abrir a loja. No momento do furto, a porta de ferro estava parcialmente aberta. Não há suspeitos. Marli ficou sem R$ 400, várias contas a pagar, cartões de crédito, cartões de lojas e documentos pessoais que estavam numa carteira preta.
PM apreende material utilizado para
consumo de drogas com trio em Amparo
Policiais militares do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) do 11º BPM, no distrito de Amparo, apreenderam quinta-feira, 22, por volta das 23h, próximo a uma escola pública no Loteamento Tiradentes, um sacolé com restos de pó branco aparentando ser cocaína, uma bolsa plástica com vários sacolés vazios transparentes e geralmente utilizados para embalar drogas, uma lata de fermento em pó e uma de acholatado, ambas vazias, um prato azul, talheres de inox e ainda um sacolé de plástico transparente aberto. O material estava no Uno vermelho LOQ 2520, espalhado sobre os bancos e na mala. O veículo era ocupado por um rapaz de 25 anos, sua namorada, uma adolescente de 15 anos, e o tio dela, de 19 anos.
Os PMs abordaram o Uno após receber denúncia anônima de que três pessoas circulavam por ruas do distrito de Amparo provavelmente traficando drogas. Ao ser abordado, o motorista do Uno, o rapaz de 25 anos, disse que emprestara o carro a um amigo residente no Loteamento São Jorge na tarde de quinta-feira e que o material encontrado poderia pertencer a esse amigo. Todos negaram ser viciados em drogas. Levados para a 151ª DP, foram liberados em seguida.
Deixe o seu comentário