O Centro Regional de Promoção da Cidadania LGBT - Hanna Suzart, que atende a região Centro-Norte fluminense, com sede em Nova Friburgo, esteve na última terça-feira, dia 20 de julho, em Teresópolis, representado por sua coordenadora, Silvia Furtado, juntamente com os profissionais do órgão, o advogado Jéferson Laner e a assistente social Elenice Borges, para apurar e acionar as autoridades locais sobre um caso de homofobia - que resultou no assassinato de uma lésbica de 39 anos, que foi atingida, na porta de um bar, por golpes com um taco de sinuca.
A equipe do centro esteve com a família da vítima, prestando apoio e fazendo contato com a rede de serviços locais. Tal ação visa construir uma assistência de apoio e proteção, em toda região, para população LGBT, assim como aos seus amigos e familiares. A equipe terá ainda um novo encontro com os parentes da vítima para dar início ao atendimento psicológico.
Centro de Referência: apoio e acompanhamento do caso
Os representantes do Hanna Suzart estiveram com o delegado da cidade, Wellington Pereira, e com a família da vítima. Com o delegado, a equipe pôde constatar que o inquérito policial está sendo bem encaminhando com elementos suficientes para uma futura condenação do agressor. O delegado confirmou ainda que o crime é qualificado como homofobia. Silvia Furtado prometeu acompanhar o caso de perto. Tanto a vítima quanto sua companheira já haviam sido ameaçadas pelo assassino anteriormente, que foi preso em flagrante, acusado de lesão corporal seguido de homicídio.
Irradiador de informações e mobilizações em políticas públicas
O Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - Hanna Suzart conta com serviços de atendimentos jurídico, social e psicológico para a população LGBT, familiares e amigos, vítimas de violência, além de ser um centro irradiador de informações e mobilizações em políticas públicas de combate a homofobia e promoção da cidadania LGBT. O CRR atende também a familiares, amigos e toda população LGBT dos municípios de Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Bom Jardim, Duas Barras, Macuco, Cordeiro, Sumidouro, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo, Trajano de Moraes e Teresópolis - Região Serrana Centro-Norte fluminense.
O Hanna Suzart constitui uma parceria da Prefeitura de Nova Friburgo e do governo do estado do Rio, através da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, integrando ainda o programa estadual Rio Sem Homofobia.
O Centro de Referência fica na avenida Alberto Braune, 223 – Centro, Nova Friburgo, atendendo ainda pelos telefones (22) 2523-7907 / (22) 9204 3641 ou ainda através do endereço eletrônico: friburgo.lgbt@hotmail.com
Deixe o seu comentário