Em tempos de popularização do telefone celular, ainda tem muita gente que utiliza os telefones públicos para fazer ligações. O baixo custo, a praticidade e a facilidade de encontrar um aparelho são alguns dos motivos de quem opta pelo serviço. Apesar dessas vantagens, encontrar um orelhão em bom estado de conservação está se tornando cada vez mais difícil. Aparelhos fora de operação, quebrados, sujos e com defeito na hora de usar o cartão têm sido queixas frequentes dos usuários.
A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA percorreu alguns pontos do Centro como a Avenida Alberto Braune e o entorno da Praça Getúlio Vargas e constatou que existem alguns aparelhos completamente mudos. Outro problema que chama a atenção é o precário estado de manutenção dos mesmos. Pintura desgastada, teclas onde os números não são legíveis, falta de cartazes informativos para os usuários e muito pó são uma constante nos orelhões da cidade. Em recente reportagem feita em Duas Pedras, uma das principais queixas dos moradores foi a falta de manutenção dos poucos telefones públicos existentes no bairro.
Vale destacar que a precariedade do serviço de telefonia pública em Nova Friburgo já foi constatada pelo vereador Cláudio Damião, autor de duas audiências públicas sobre telefonia realizadas recentemente. Para solucionar o problema, o vereador convidou o representante da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), Ciro Melo, para vir à cidade verificar a situação dos orelhões.
A visita do representante da Anatel ao município aconteceu no último dia 5, quando ele conferiu o mau estado dos telefones públicos e fiscalizou a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. Ciro Melo também esteve reunido com Cláudio Damião em seu gabinete e recebeu do vereador uma relação de escolas e postos de saúde do município que ainda não dispõem de telefones públicos.
Defeitos
Os usuários podem informar à Oi que um aparelho está quebrado ou danificado através do telefone 10331. Vale destacar que, de acordo com regras da Anatel, a agência que regulamenta a telefonia do país, os telefones públicos não podem ficar mais de oito horas sem reparo depois da queixa de um usuário. Se isso acontecer, a empresa pode responder a processos e pagar até multas.
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