Texto e fotos: Alex Sandro Santos
Divórcio não é a solução. Na contramão daquilo que leis contemporâneas propõem acerca do rompimento matrimonial com extrema facilidade, evangélicos de diversos estados do Brasil e do exterior se reuniram em Nova Friburgo para o primeiro encontro internacional do Casados para Sempre.
Sem fins lucrativos, o Casados para Sempre é um curso que auxilia o casal a se aprofundar no conhecimento entre si mesmos e propõe estratégias para manter a chama do relacionamento sempre acesa, evitando a quebra da aliança feita no altar. O curso tem duração de 14 aulas, sendo que cada lição é apresentada uma vez na semana por um casal líder, durando em média duas horas cada preleção. Não precisa ser membro de nenhuma igreja para participar e tampouco ser legalmente casado.
Durante os três dias do evento – 16, 17 e 18 deste mês – na Igreja Comunidade Cristã, em Olaria, foram feitas explanações acerca da importância do fortalecimento conjugal. Com o tema O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; Ele lhes mostrará a sua aliança, diversos pastores mencionaram, com pesquisa e leitura bíblica, o significado da palavra aliança no matrimônio, que, muito mais do que um simples anel que se coloca no dedo anelar, é um pacto entre o casal que se propõe a viver sob determinadas regras e valores.
O casal de pastores Clauber e Liana, responsáveis pela área de casais da Comunidade Cristã, comentou que segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2007, Nova Friburgo teve uma queda de 50% no número de divórcios, enquanto em outros municípios e estados do país este número aumentou bastante. Para eles, este resultado positivo se dá pelo fato de o município “respirar Casados para Sempre”.
2=1: nome certo para quem vive para amar seu cônjuge
O casal que fundou o curso nos EUA, Mike & Marilyn Phillipps, esteve presente no evento em Nova Friburgo e anunciou a mudança da nomenclatura do Casados para Sempre, que passará a se chamar “2=1”, já que os números são os mesmos para praticamente todas as línguas, tornando-se, assim, mais fácil entendê-lo em qualquer canto do mundo. Difícil mesmo para alguns será abandonar o primeiro nome.
A origem do Casados para Sempre aconteceu em 1983, no momento em que Mike e Marilyn enfrentavam uma situação muito difícil no relacionamento e que não viam meios para auxiliá-los a fim de superar aquela circunstância. Fizeram pesquisas, se reuniram com outros casais, que também viviam dificuldades na convivência e montaram o curso. Atualmente o MMI (sigla em inglês do Casados para Sempre) existe em mais de 90 países.
No Brasil, cerca de 350 mil casais já fizeram o curso. A sede no país fica em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Testemunhos
Um casal de Santo André, São Paulo, falou sobre o que o curso mudou em sua vida conjugal. Eles já estavam com os papéis da separação prontos para serem assinados quando ela recebeu de presente os livros Primeiros Socorros para um Casamento Ferido e Nunca é tarde demais, de Marilyn Phillipps, e decidiu dar mais uma chance ao marido, que cometera adultérios, propondo-o a fazer o curso. Hoje eles vivem um casamento repleto de felicidade com seus filhos e ajudam outros casais liderando um curso.
Outro casal falou sobre a importância do curso na restauração de suas vidas. Felipão, um cantor de forró sertanejo que fez grande sucesso, ganhou muito dinheiro e fama, com inúmeros shows Brasil afora, disse que o melhor da sua vida, o casamento, estava “indo ralo adentro”. Tiveram a chance de se reunir a outros casais e ele diz que hoje vive muito bem com sua mulher. Atualmente Felipe canta louvores evangélicos.
Unidade entre as igrejas
Diversas igrejas estiveram reunidas no evento em Nova Friburgo. Durante as preleções o assunto teve ênfase, pois embora sejam de diferentes denominações, reconhecem que Deus é um só.
Evangélicos do exterior, assim como Colômbia, Venezuela, Portugal, Guatemala, Argentina e EUA, e do Brasil, vindos do Amapá, Bahia, Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Norte e do Sul, Paraná e de muitos outros estados, deram as mãos em sinal de aliança.
Tecnologia na igreja contemporânea
Durante o acontecimento na Comunidade Cristã de Renovação Espiritual de Nova Friburgo, vários internautas de diversas partes do mundo puderam interagir com os participantes enviando e-mails. Um casal dos EUA interagiu por meio da internet, através de um telão instalado sobre o púlpito, ao vivo e com suas palavras traduzidas por um profissional, falou com todos os participantes.
“Quero encorajar vocês a não ter medo da tecnologia. Vamos usar esses métodos tecnológicos como uma ferramenta para o evangelismo”, disse Myke Phillipps.
Em 2011 o estado do Espírito Santo sediará o Congresso Nacional de MMI. Mais informações no site do Casados para Sempre: www.mmibrasil.com.br.
alex.sandro.fotografias@gmail.com
FENAI – 1200/09 -J
Deixe o seu comentário