Caminhar em Nova Friburgo faz bem: frio, ar puro e belas paisagens são inspiradores

segunda-feira, 19 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Caminhar em Nova Friburgo faz bem: frio, ar puro e belas paisagens são inspiradores
Caminhar em Nova Friburgo faz bem: frio, ar puro e belas paisagens são inspiradores

Baixas temperaturas são convite a passeios e caminhadas ao ar livre

Flávia Namen

Atividade física natural e extremamente fácil e saudável, a caminhada pode ser praticada por pessoas de todas as idades e traz uma série de benefícios à saúde, contribuindo para o equilíbrio cardiovascular e a prevenção de doenças degenerativas. Não é à toa que é o tipo de exercício mais recomendado pelos especialistas. Os passeios ao ar livre também são uma ótima pedida para quem quer se exercitar de maneira leve e não dispõe de muito tempo.

Com a chegada do inverno, os adeptos de caminhadas e passeios encontram as condições ideais para a prática. A pouca incidência de chuvas aliada às temperaturas amenas, são perfeitas para apreciar a natureza e as áreas verdes. Em Nova Friburgo não faltam opções. Uma delas é o Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha, onde por muitos anos funcionou o Camping Clube do Brasil. Reaberto em 2004, o parque está distribuído em uma área de 65 mil metros quadrados, cercados de áreas remanescentes de Mata Atlântica, muito ar puro, trilhas e belas cachoeiras. O espaço é o endereço certo para quem busca lazer gratuito junto à natureza.

Outros locais ideais para caminhadas e passeios são o Parque das Furnas, onde se localiza o Cão Sentado, o Pico do Caledônia e o Nova Friburgo Country Clube, além dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

Mas não basta apenas calçar um tênis e sair caminhando por aí, sem nenhum critério. É preciso estar atento a uma série de cuidados para que a caminhada produza resultados.

Para caminhar de forma correta,

sem colocar a saúde em risco:

- Jamais caminhe em jejum ou sem estar devidamente hidratado, pois é prejudicial à saúde. O ideal é fazer uma alimentação leve;

- É indispensável usar tênis bem acolchoado e flexível para absorver o impacto durante a caminhada e prevenir lesões devido ao peso do corpo;

- As roupas devem ser folgadas e confortáveis para facilitar a locomoção. Evite materiais sintéticos e dê preferência aos tecidos que facilitem a transpiração;

- Antes e após a atividade física deve-se fazer, no mínimo, dez minutos de alongamento para oxigenação dos músculos solicitados e prevenção de possíveis lesões;

- Para ter efeito nos sistemas cardiovascular e respiratório e produzir a queima de gordura, deve-se caminhar em ritmo constante por 25-30 minutos, podendo chegar a 45 minutos sem interrupção.

- Os iniciantes devem ter consciência de que é necessário um tempo para que o organismo se adapte à nova atividade física e que, para surtir efeito, deve ser praticada de forma constante e regular por várias semanas, meses, até ser incorporada ao dia a dia.

Cerejeiras colorem o inverno friburguense

Flávia Namen

Espécie típica da estação mais fria do ano, a cerejeira caracteriza a chegada do inverno e enche de charme a paisagem urbana. A floração da árvore vem embelezando vários pontos de Nova Friburgo, que estão mais coloridos e exuberantes. Basta dar uma volta pela cidade para constatar que as delicadas flores cor de rosa estão enchendo de graça muitos espaços públicos e particulares. Esse espetáculo da natureza pode ser apreciado em diversos locais do Centro, como no final da Avenida Alberto Braune e nas praças Getúlio Vargas e do Suspiro.

Outros pontos onde a beleza da árvore pode ser conferida são os jardins do Nova Friburgo Country Clube, a Via Expressa, às margens da Estrada Nova Friburgo-Teresópolis e bairros como o Cônego, Vilage e Duas Pedras. Prova de que o inverno friburguense também tem o seu colorido especial e não é caracterizado apenas por árvores repletas de folhas e galhos secos.

Na Praça do Suspiro, as cerejeiras vêm encantando não só os moradores da área como também o grande número de turistas que por ali circulam nos fins de semana. Sua florada intensa e deslumbrante tem chamado a atenção de todos e são um presente para os olhos. O que quase ninguém sabe, é que as árvores foram plantadas pelo empresário Gilberto Sader, num gesto de amor ao meio ambiente e a uma das mais tradicionais praças do município. A iniciativa vem enchendo de vida o local e mostra que a natureza ainda tem lugar de destaque nas áreas urbanas do município.

Vale destacar que a cerejeira é o principal símbolo da colonização japonesa no município e é anualmente reverenciada pelos japoneses na festa do hanami, que aconteceu recentemente num sítio em Conquista. O evento é uma celebração à árvore que floresce apenas uma vez ao ano, quando há uma elevação da temperatura após a passagem de uma onda de frio intenso. A floração costuma durar cerca de duas semanas, o que é motivo de festa e um espetáculo de rara beleza que não passa despercebido aos olhos dos friburguenses e turistas que visitam a cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade