Henrique Amorim
Nesta sexta-feira, 16, foi comemorado o Dia do Comerciante, e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) prestou homenagem especial à classe, que ajuda a impulsionar a geração de emprego e renda no município, com café da manhã especial e toque cultural, em sua sede, na Avenida Alberto Braune. Os convidados, empresários, comerciantes e prestadores de serviço foram brindados com apresentação do cantor e compositor Claudio Nucci. Ele iniciou o café cultural executando uma de suas composições com alusão ao comércio, Feira Livre. Lembrou ainda a presença marcante do comércio em jingles publicitários, como o da extinta empresa de aviação Varig, criado na década de 1980 e lembrado por muitos até hoje, sem contar alguns clássicos da MPB, entre eles, Sapato Velho, de sua autoria, imortalizado pelo grupo Boca Livre.
“Às vezes os comerciantes são vistos como vilões, mas sem eles a economia certamente não se sustentaria. As vilas e cidades só cresceram a partir das transações comerciais”, enalteceu o presidente da entidade, que reúne hoje cerca de três mil associados, o empresário Cláudio Verbicário, destacando a pujança do comércio, que gera atualmente mais de 20 mil empregos diretos e indiretos no município. Verbicário também anunciou sua aposta na simbiose comércio-cultura e garantiu que os próximos eventos e atividades da Acianf terão manifestações culturais e artísticas incluídas.
No café especial do Dia do Comerciante, os convidados se divertiram ainda com a performance do ator Nelmo Ricardo, que encarnou o personagem Seu Acianf, um bom velhinho de 92 anos (idade da entidade). Na ocasião, Verbicário destacou a força do comércio local com homenagens a dois consultores da Acianf e antigos empresários do ramo no município, Paulo Cordeiro e Fernando Vassallo. O presidente também fez críticas às dificuldades enfrentadas, principalmente pelos micro e pequenos empresários, devido às altas taxas de juros dos cheques especiais e cartões de crédito, que superam 300% ao ano inviabilizando a expansão do comércio.
Cláudio Verbicário também apelou por maior participação dos comerciantes às ações implementadas pela Acianf, como o Programa de Apoio ao Comércio (Proac), que estimula as vendas em datas especiais como o Natal e Dias das Mães, pais, namorados, avó, secretária e agora também o dia do amigo, comemorado na próxima terça-feira, 20. Também destacou a campanha do agasalho, o clube de vantagens, a rede de negócios, entre as demais ações e serviços oferecidos aos associados.
A comemoração especial na Acianf foi prestigiada ainda por diversas autoridades, como o vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira; os vereadores Marcelo Verly, Francisco de Barros, Jorge de Carvalho, Renato Abi-Râmia, Marcos Medeiros e Pierre Moraes; secretários da Prefeitura, diversos comerciantes de Nova Friburgo, profissionais liberais, prestadores de serviços e associados da Acianf.
Como surgiu o Dia do Comerciante
A data dedicada aos comerciantes foi criada ainda pelo Império para comemorar a luta daqueles que tentavam garantir o futuro de suas gerações através da compra e venda de mercadorias, atividade que atravessou séculos e aprimora-se a cada dia. No Brasil, o 16 de julho instituído como dia do comerciante, foi referendado pelo então presidente do Senado, João Café Filho, em 1953.
Deixe o seu comentário