Dia de Proteção às Florestas é comemorado neste sábado

sexta-feira, 16 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

As florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo pela degradação descontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.

Percebe-se como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas – é fundamental para que possamos lembrar a importância de conservar as florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas e reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

De acordo com a ONU, as pessoas utilizam de 39% a 50%, ou talvez mais, da produção biológica do planeta, através de atividades como a agricultura e extração vegetal, por exemplo; o mundo já perdeu metade de suas florestas; nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%: a média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a 0,6 hectares. Fatores que influenciam estes números: aumento populacional e, sem dúvida, o desmatamento das florestas.

Ainda conforme a ONU, as perdas florestais são mais significativas na Ásia, seguida pela África e pela América Latina; os países desenvolvidos são os que mais contribuem para o reflorestamento; as florestas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo.

Contagem regressiva: se a destruição das florestas permanecer no ritmo em que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais florestas tropicais originais. As perdas florestais na América Latina e Caribe merecem atenção. Esta área tem cerca de metade de sua extensão coberta por florestas naturais, mas em cinco anos (de 1990 a 1995) houve uma perda de 3% desta cobertura. Entre 1988 e 1997 o Brasil perdeu 15 milhões de hectares de área florestal, principalmente por causa de desmatamentos para fins agrícolas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade