Editorial - Qualidade com lucro

segunda-feira, 12 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

GANHAR mais dinheiro cuidando melhor do meio ambiente. A proposta é da lei do ICMS Verde, criada em 2007 beneficiando os municípios que cuidarem do meio ambiente. E as cidades que investirem nesse trabalho com a manutenção das florestas, de fontes de água e no tratamento de lixo, ganharão mais repasses do imposto.

NOVA FRIBURGO também está correndo atrás desse dinheiro, que poderá chegar à casa dos R$ 3 milhões anuais a partir de 2011, se forem cumpridas algumas exigências de caráter ambiental. E vale a pena, pois é muito dinheiro e a qualidade de vida da população merece o cuidado necessário.

A AUDIÊNCIA pública realizada pela Câmara sob a presidência do vereador Marcelo Verly discutiu um pouco mais sobre o enquadramento do município nas condições determinadas pela lei e de antemão vê vantagens na medida. Afinal, é o meio ambiente revertendo para a população os frutos financeiros de uma política que preserva os recursos naturais.

PORÉM, OS problemas ambientais do município exigirão um ”algo mais” para compensar a falta de execução das políticas públicas ditadas pela rigorosa legislação ambiental do conhecimento de todos. Se nada for feito, a situação ambiental ficará seriamente comprometida no município, a um elevado custo a ser pago pelas futuras gerações.

AUMENTA cada vez mais a conscientização da sociedade para as questões ambientais e isto exige das autoridades uma resposta positiva, alimentando a comunidade com ações populares de alto impacto ambiental e satisfação da autoestima da população. Quem não imagina Nova Friburgo com rios limpos e despoluídos, matas preservadas, esgoto tratado e lixo reciclado?

O ADMINISTRADOR público tem na questão ambiental um desafio do qual não poderá evitar, se quiser realizar um trabalho político voltado aos interesses da população e com foco no desenvolvimento sustentável. E a sua responsabilidade não deve ficar limitada apenas às ações de governo. Deve ser compartilhada com toda a sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade