As muitas inovações, tendências e praticidade aliadas ao design e beleza do setor moveleiro em todo o país puderam ser conferidas pelos empresários do ramo em Nova Friburgo numa edição itinerante do projeto Giro Senai Móveis, na noite da última quinta-feira, 8, na unidade local do Senai. Na oportunidade, foi divulgado durante uma palestra o resultado de observações realizadas no setor por técnicos do projeto Senai Moda & Design em dez estados brasileiros. A iniciativa resultou ainda na elaboração de um caderno de tendências promovido por dez departamentos regionais do Senai. As equipes também participaram de eventos nacionais e internacionais, onde foram destacados os principais avanços da indústria de móveis.
Também foram apresentadas na palestra uma avaliação dos técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) sobre as tendências lançadas na última edição, há dois meses, do Salão Internacional de Milão, considerada a maior e mais importante feira de móveis do mundo. Outro grande objetivo do Giro Senai Móveis foi a sensibilização dos empresários do ramo quanto a importância do design, tanto na produção como na composição de ambientes. Através do Senai Moda & Design, oferece-se aos empresários do setor moveleiro uma ferramenta fundamental de diferenciação e competitividade nas pequenas, médias e grandes indústrias do ramo.
Durante o evento no Senai de Nova Friburgo, o especialista em design e tecnologia de móveis da Firjan, Demetrius Vasques Cruz e o designer Bernardo Senna, que participaram do último Salão de Milão, fizeram diversos comentários e reflexões sobre fotografias de móveis que integram as novas tendências do mercado aliadas ao design de interiores. Eles destacaram que as palestras realizadas no Giro não pretendem induzir os designers brasileiros copiarem os lançamentos conferidos no Salão Internacional de Milão, mas destacar a importância da originalidade dos projetos valorizando-se aspectos culturais e sociais do mercado com sustentabilidade e tecnologia.
Um dos itens que mais chamou a atenção de quem participou do evento foi a criação de peças simples, pensadas para evitar desperdícios com costuras e acabamentos muito aparentes e ainda com neutralidade de cores. O branco, o preto e o bege predominam em interiores. Demetrius também destacou que as novas tecnologias permitem maior controle sobre a produção. “O consumidor atual não leva mais em conta somente o preço do produto. Ele quer mais opções, e o design proporciona isso”, observou Demetrius destacando a forte interação do design entre o produto e o usuário. O Giro Senai Móveis também já foi apresentado nas duas últimas semanas a empresários do ramo em Cabo Frio, Campos e Volta Redonda.
Deixe o seu comentário