AVANÇA pelo interior fluminense a revitalização da bicicleta como veículo de transporte a figurar nas políticas públicas do governo estadual. Sem poluir, sem complicar o trânsito e, acima de tudo, silenciosas, as bicicletas ganham um reforço do governo para tentar mudar a cultura do automóvel dominante em todas as cidades.
O PROGRAMA Rio - Estado da Bicicleta, implantado pela Secretaria de Transportes, tem o objetivo de valorizar este veículo para benefício da qualidade de vida da população e pretende interligar os municípios com os seus distritos através da construção de ciclovias e bicicletários. Acompanha o projeto palestras nas escolas sobre o uso consciente da bicicleta. O programa funciona em sete municípios.
A CONVIVÊNCIA da bicicleta com o automóvel é desleal, mas pode ser pacífica quando as leis de convivência são respeitadas. O problema é que as pessoas não veem as bicicletas como um veículo. E é preciso lembrar que os ciclistas devem obedecer às leis previstas no Código de Trânsito Brasileiro e, por outro lado, devem ser igualmente respeitados. Existem regras de convivência entre carros e bicicletas, previstas no código. O problema é que a maioria não sabe disso.
NA CLASSIFICAÇÃO de prioridade no trânsito, o ciclista está em segundo lugar. De acordo com o CTB, o pedestre vem em primeiro e em terceiro vem o motorista. Na prática, isso significa que o carro deve dar a preferência à bicicleta que deve ceder a vez às pessoas a pé. Cada um dos três tem sua via especial, a do ciclista é a ciclovia. Ele também pode andar nas ruas, mas nunca nas calçadas.
NOVA FRIBURGO também tem inúmeras possibilidades de aumentar o número de ciclistas e ciclovias. Mas também é preciso fazer muita coisa, como criar sinalização específica para bicicletas e até alterar algumas regras para veículos, como a redução da velocidade em certas vias da cidade, para maior segurança dos ciclistas.
A BICICLETA poderia substituir o carro ou o ônibus no transporte de trabalhadores se houvesse mais segurança no trânsito, novas ciclovias e a criação de faixas especiais nas ruas e avenidas. Se isso ocorresse, Nova Friburgo ganharia muito em controle da poluição, na diminuição dos engarrafamentos e no aumento da qualidade de vida de seus moradores.
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