O programa Hora Técnica, que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) leva ao ar nesta quarta-feira, às 21h, na TV Zoom, aborda o tema Avanços e desafios na utilização dos agrotóxicos. O telespectador que quiser fazer perguntas pode entrar em contato através do telefone 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões ou tirar dúvidas, pode acessar o site www.aeanf.org.br ou ainda enviar através do e-mail aeanf@gigalink.com.br.
O coordenador da Câmara Técnica de Agronomia, Luis Carlos Siqueira, debaterá o assunto com o subchefe do Centro Estadual de Pesquisas em Horticultura, Fábio Ambrósio Loureiro, e com Rui Sebastian, do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro. Ambos os participantes são engenheiros agrônomos.
A questão do uso de agrotóxicos na lavoura é um tema polêmico devido aos múltiplos interesses envolvidos. No plano econômico, tal produção beneficia os grandes fabricantes e, no entanto, onera o pequeno produtor, que investe e tem um retorno mínimo. Já em relação à saúde a aplicação incorreta do produto traz efeitos danosos, tanto para quem produz, quanto para quem consome. Esta questão social se mescla com a preocupação pela preservação do meio ambiente, já que agrotóxicos mal administrados deixam resíduos maléficos à natureza.
Consciente dos efeitos provocados, os técnicos, agrônomos e profissionais que atuam na área se confrontam diariamente com o seguinte desafio: como produzir alimentos em escala cada vez maior em clima tropical sem utilizar agrotóxicos? Além do trabalho de pesquisa, recomendação e utilização de técnicas de agricultura orgânica, há ações sendo realizadas para a utilização correta do produto.
Entre as ações realizadas pela Defesa Agropecuária para minimizar os efeitos danosos dos agrotóxicos, pode ser citada a orientação para a coleta das embalagens e da tríplice lavagem. Na Ceasa, em Conquista, por exemplo, existe um posto exclusivo da Secretaria Estadual de Agricultura para a coleta das embalagens. Há também o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (Para), que é um programa de monitoramento dos produtos obedecendo à instrução normativa 01/2010 da Anvisa.
Deixe o seu comentário