Quais os principais motivos do fracasso brasileiro na Copa do Mundo da África do Sul?
Leonardo Lima
pós um excelente primeiro tempo contra a Holanda, na última sexta-feira, 2, em que o Brasil poderia ter conseguido uma vantagem maior, a equipe voltou do intervalo com uma postura diferente e, após o gol de empate da Holanda, se perdeu em campo e acabou sofrendo a virada.
Teimosia de Dunga? Descontrole de Felipe Mello? Omissão dos principais jogadores? Falha de Júlio César? Apenas mais uma obra inexplicável do futebol, onde nem sempre o melhor vence? Afinal, por que a seleção não conseguiu novamente passar das quartas de final da Copa do Mundo?
“Subestimaram a Holanda, acharam que o Brasil já era campeão. A equipe não se esforçou para ganhar a Copa como deveria. Além disso, o Dunga convocou mal, deixando de fora jogadores fundamentais, como o Ronaldinho Gaúcho. Isso sem contar que em vez de treinar, o time passou a competição inteira brigando desnecessariamente com a imprensa.”
José Duarte, jornalista, Centro
“O time foi previsível demais. E embora eu apostasse no Brasil para ser campeão, tive um mau pressentimento antes dessa partida. Em minha opinião, o Dunga não tem culpa, ele simplesmente apostou em uma seleção de resultados, não de exibição. Em 1994, essa estratégia deu certo; em 2010, infelizmente, não.”
Wanderson Nogueira, jornalista, Vila Amélia
“O Brasil começou a perder a Copa desde a convocação. O Dunga fechou um grupo de atletas sem condições de representar o país numa competição como essa. Ele não levou jogadores capazes de reverter a situação adversa, o que ficou claro no jogo contra a Holanda. Acredito que até mesmo os jogadores sabiam da limitação desse elenco.”
Waldemir Veloso, empresário, Braunes
“A falta de banco, a falha do Júlio César no lance do primeiro gol e a expulsão do Felipe Mello foram determinantes. Dunga convocou muito mal a seleção, deixando os melhores jogadores de fora. Ainda bem que ele não continua no comando. Que venha o Felipão!”
Roberto Lima (Trombada), instrutor de educação física, Centro
“Sabia que ia perder desde a convocação. Como é possível o Dunga deixar o Paulo Henrique Ganso de fora? Sem contar que mesmo perdendo para a Holanda ele demorou muito para fazer as substituições. Felizmente teremos um novo treinador.”
André Luiz Coelho, funcionário público, Vale dos Pinheiros
“Faltaram muitas coisas para o Brasil ser campeão. O Dunga errou desde a convocação, não levou nomes importantes, até a insistência em jogadores limitados, como o Felipe Mello. Infelizmente a seleção tem (ou teve) um técnico teimoso e que se acha muito melhor do que realmente é.”
Liete Ferreira, gerente de futebol feminino do Friburguense, Cordoeira
“Vi nessa seleção mais vontade e determinação que na última Copa. Aparentemente não houve aquele oba-oba e, assim como em 2006, caímos nas quartas de final. Acho que essa é justamente a peculiaridade do futebol, nem sempre ganha o favorito, o time que se prepara melhor. Certamente em outubro o brasileiro tem algo mais importante para se preocupar: as eleições.”
Leonardo Asth, empresário, Centro
“Amo futebol, sou tricolor fanático, mas não assisti a nenhum jogo desta Copa. Desde a convocação resolvi não acompanhar mais essa seleção graças ao Dunga, que além de péssimo treinador é extremamente arrogante e prepotente. O engraçado é que na hora do Brasil e Holanda eu estava vindo do Rio de Janeiro e no percurso todo só passei por um ônibus e um caminhão. Quem dera se o trânsito fosse livre sempre assim.”
Jean Paulo, comerciante, Centro
“O Dunga convocou mal e isso foi determinante para esse fracasso na Copa. Tinha gente muito mais experiente para ele levar, como o Adriano. Isso sem contar que ele também deixou de fora craques como o Neymar e o Ganso.”
Tábatha Pacheco, jornalista, Duas Pedras
“O problema foi que o Brasil só pegou moleza e quando enfrentou um adversário melhor sentiu dificuldade. A equipe não fez nenhum bom jogo. Tirando o Lúcio, acho que o time inteiro não foi bem na Copa, principalmente o treinador, que deveria ser menos teimoso e ter convocado melhor.”
Evandro Barbosa, comerciário, São Geraldo
Deixe o seu comentário