A Mata Atlântica toma conta da sala de aula

quarta-feira, 30 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
A Mata Atlântica toma conta da sala de aula
A Mata Atlântica toma conta da sala de aula

Imagine chegar à escola e se deparar com um pedacinho da vasta Mata Atlântica presente na região e, numa das salas de aula, em vez de carteiras e cadeiras, uma trilha cercada por diversos tipos de árvores e demais tipos de vegetação, aquele aroma típico da floresta e, ainda, o canto dos pássaros? Muita gente pode acreditar que os alunos erraram o caminho da escola. Mas isso tem acontecido diariamente com alunos, familiares e visitantes do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Teresa Pires de Abreu, em Três Picos, Salinas, distrito de Campo do Coelho.

Há duas semanas uma das salas da unidade escolar foi ambientada com um pedacinho da Mata Atlântica e a novidade poderá ser conferida gratuitamente até o próximo dia 16 de julho, quando se encerra o primeiro semestre escolar na rede pública. A iniciativa integra uma etapa do projeto Um pedaço da Mata Atlântica em sala de aula, resultado de parceria entre o Parque Estadual dos Três Picos, o Parque Natural Montanhas de Teresópolis e a Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo.

A diretora da creche pública, que reúne mais de 260 alunos, Juliana Costa Tayt-Sohn, explica que como os alunos do educandário têm entre 4 e 6 anos, é mais seguro levar um pedacinho da floresta para a escola do que conduzi-los a ambientes de difícil controle dentro da mata fechada. “Com essa novidade, além de ajudarmos a formar novos cidadãos responsáveis, estimulamos a conscientização ambiental, já que a sociedade só preserva aquilo que conhece”, observa a educadora, satisfeita com a repercussão do projeto. As visitas ao parque ambiental na sala de aula são guiadas por guardas do Parque dos Três Picos.

A sala de aula transformada num pedacinho da Mata Atlântica conta ainda com uma ambientação sensorial completada com a climatização. Além da temperatura mais baixa favorável a manutenção das espécies variadas de plantas, caixas de som camufladas entre a vegetação reproduzem o canto dos pássaros. Não há como não sentir-se em meio a uma floresta nativa. No meio da trilha artificial encontra-se também um aquário com peixes típicos da região, uma colônia de formigas que representam 40% da fauna da floresta típica e ainda um painel com diversas espécies de macacos e morcegos conservados em formol.

No lançamento do projeto, o chefe da unidade de conservação ambiental do Parque dos Três Picos, Theodoro Panagoulias e o pesquisador, Eduardo Rubião, ministraram palestras sobre o funcionamento das unidades de conservação do estado, preservação ambiental e os diferentes biomas da Mata Atlântica. “Com esse projeto inovador pretendemos que todos que o conheçam se tornem agentes multiplicadores dessa consciência ecológica. Não queremos apenas cuidar do planeta para os nossos filhos, mas ensinar nossos filhos para eles também cuidarem do planeta”, destacou a chefe do departamento pedagógico da Secretaria de Educação, Carla Rabello.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade