Cooperativa de Produtores de Pescado obtém registro e intensifica ações

quarta-feira, 30 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Cooperativa dos Produtores Rurais Criadores de Pescado da Região Serrana e Centro-Norte Fluminense, criada há um ano, somente agora conseguiu obter seu registro como sociedade jurídica na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, em função dos trâmites burocráticos. A partir de agora, o movimento que uniu, inicialmente, criadores de truta, é uma sociedade jurídica formal, com sede na Rodovia RJ-116, Km 77, s/n, Ponte da Saudade.

De acordo com o diretor-presidente, Osvaldo Antonio Lucho Junior, com o registro, a cooperativa poderá atuar com maior intensidade e estabelecer parcerias. A primeira delas já está sendo estabelecida com a Ceasa-RJ, através do seu diretor-presidente, Mário Domingues Ferreira, graças à colaboração do deputado estadual Rogério Cabral, que aproximou as duas instituições. Em breve, será estabelecido um convênio com a Ceasa-RJ, em que uma das ações será a busca por um terreno para estabelecer definitivamente a cooperativa.

Hoje, os cooperados já podem usufruir do benefício na compra de ração mais barata. A embalagem de 25kg com 40% de proteína bruta custa em torno de R$ 36,00 para os associados.

A cooperativa tem contado também com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, através de seu secretário, Roberto Wermelinger, que sempre comparece às reuniões dos cooperados, além de ter colocado a Secretaria à disposição da Cooperativa para o que for preciso. O próximo encontro de cooperados e interessados em participar da cooperativa acontece hoje, às 18h, na Av. Galdino do Valle, nº 29, 2º andar.

Idealizada pelos integrantes do Instituto para o Desenvolvimento Econômico Ambiental e Social de Nova Friburgo (Ideas), a cooperativa não abriga apenas produtores e criadores de truta, mas de outros pescados, como a tilápia, crustáceos e moluscos como o escargot.

Um dos principais objetivos da cooperativa é ajudar os produtores e criadores a se profissionalizarem e se formalizarem. Por isso, uma das ações da cooperativa é ajudar o produtor rural a conseguir seu registro tanto no Ministério da Fazenda, como na Secretaria de Estado de Fazenda, além da obtenção de registro como aquicultor no Ministério da Pesca e Aquicultura.

A obtenção de licença ambiental, que é obrigatória não apenas para as atividades dos cooperados, mas até mesmo para outros setores, como a criação de gado, é um dos pontos que está sendo abordado pela diretoria da cooperativa. Existem algumas atividades para as quais o município tem autorização do governo do estado para emitir licença ambiental e a Aquicultura sem controle químico ou biológico ou beneficiamento é uma delas. Assim, com o apoio das secretarias afins, a cooperativa também vai facilitar a obtenção da licença para os produtores que sejam associados.

Osvaldo Lucho lembra que o foco é criar uma consciência ecológica nos produtores de pescado para que o meio ambiente seja preservado e que o desenvolvimento seja sustentável, de acordo com os preceitos do Ideas.

Para obter mais informações e esclarecer dúvidas, além de participar das reuniões da cooperativa, basta entrar em contato através dos telefones (21) 3293-4010 e (22) 3512-0020 ou enviar mensagem pelo e-mail ppat@ideasnf.org.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade