Deixamos a França rumo à Alemanha, mas antes passamos por Étretat uma cidade à beira do mar que é conhecida por suas falésias e pelas praias em que a areia é substituída por pequenas pedras roliças, mas afiadas. No dia da nossa chegada ventava muito e ao visitarmos a primeira falésia, Oneli levou um tombo e abriu um corte triangular e profundo na palma da mão esquerda. A dor era grande, porém o medo de ir para a emergência de um hospital Francês, maior ainda e não houve lábia que a convencesse do contrário. Na realidade era preciso fechar o ferimento com vários pontos, além de uma limpeza cuidadosa do ferimento. Felizmente consegui comprar antibiótico, material para curativo e um crepe para imobilização, o local não inflamou e a cicatrização está quase completa. No entanto, essa não é jamais a conduta correta, pois se houvesse uma infecção, a emenda seria pior que o soneto. O mais triste é que estamos com um seguro obrigatório que cobre despesas hospitalares de até 30 mil euros.
Na realidade acho que minha esposa ficou foi desconfiada com a seriedade do seguro. Dias antes um dos meus blocos dentários tinha caído e eu entrei em contato com a Traveller Assistance TripCard e expliquei que necessitava de um dentista para recolocá-lo no local. A informação que me deram é não haver cobertura para esse tipo de ocorrência e só se o dente viesse a doer, a seguradora autorizaria a extração. Elementar meu caro Watson, com certeza a Oneli temeu pelo pior: só se gangrenasse viria a ordem para a amputação.
Aachen foi nossa primeira parada na Alemanha. É uma cidade com quase dois mil anos de existência, e que foi residência do rei Carlos Magno desde sua coroação, em Roma, no ano de 800 d.c até sua morte, em 814. Aliás, a história de Aachen se confunde com a da Europa, pois o império de Carlos Magno foi o primeiro com dimensões europeias. Tem como pontos altos de visitação a catedral, atualmente patrimônio mundial da humanidade e que abriga o túmulo daquele que iniciou sua construção; seu núcleo central data de mil e duzentos anos atrás. O outro local é o Hotel de Ville, que pode ser traduzido como prefeitura da cidade, centro importante do poder e de onde o império era comandado. Uma de suas salas mais bonitas é chamada Sala Branca, cuja decoração atual data de 1727. Uma curiosidade são os retratos dos seis embaixadores que assinaram o tratado de paz de Aachen, que pôs fim à guerra de sucessão austríaca. Entre eles está o do inglês John Montagu, terceiro Conde de Sandwich, mais conhecido pelo seu homônimo gastronômico.
Como muitas das cidades alemãs Aachen foi bombardeada durante a segunda guerra mundial e o Hotel de Ville recebeu uma série de obuses que o desfiguraram bastante; sua reconstrução começou logo após o fim do conflito e o seu teto atual é da década de 70. Os conselheiros municipais (vereadores) o prefeito trabalham no local desde 1349 com um único período de interrupção que vai de 1943 a 1951.
Deixe o seu comentário