Firmada parceria em favor da cultura

segunda-feira, 28 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Na tarde de ontem 24, foi assinado o termo de cooperação entre o município de Nova Friburgo, o Ministério da Cultura (MinC) e a Cátedra de Leitura Unesco-PUC/Rio no gabinete do prefeito Heródoto Bento de Mello. Segundo o secretário municipal Pró-Leitura, o escritor Francisco Gregório Filho, o acordo prevê parceria nas articulações do Plano Municipal de Leitura e no desenvolvimento de ações voltadas para a área, a partir da implantação em Nova Friburgo do programa Cidades Leitoras.

Entre as realizações previstas estão a qualificação dos acervos (aquisição de novos títulos), a formação de mediadores de leitura (professores, educadores sociais, agentes de promoção de leitura) e a dinamização da Biblioteca Pública Municipal e de pontos de leitura, através de atividades como contação de histórias, rodas e círculo de leituras com professores e encontros com escritores e ilustradores.

SINAL DE COMPROMISSO – Além do prefeito, assinaram o termo de cooperação, juntamente com o secretário Gregório Filho, pelo Ministério da Cultura, Fabiano Santos – titular da Diretoria Nacional do Livro e da Leitura –, e pela Unesco, a professora Eliana Yunes, coordenadora da Cátedra de Leitura Unesco-PUC.

Para o secretário, a vinda de Fabiano Santos, diretamente de Brasília, é um sinal do comprometimento do Ministério da Cultura com a Prefeitura de Nova Friburgo, o que inclui repasse de recursos e assessoramento à Secretaria Municipal Pró-Leitura.

Estiveram presentes ainda a professora doutora Nanci Gonçalves da Nóbrega, da professora mestre Nilza Rezende, Osvaldo Lopes Junior, Ana Maria Gomes e Maria Helena Ribeiro, todos pesquisadores da Cátedra Unesco de Leitura-PUC-Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade