Henrique Amorim
Um espetáculo de rara beleza que só pode ser apreciado uma vez por ano: a floração das cerejeiras, que com seu visual roxo colore o inverno na serra com um charme todo especial. Nem precisa descrever tanto. As fotos de Regina Lo Bianco que ilustram essa reportagem falam por si. Essa floração acontece geralmente no meio do ano, quando acontece uma elevação rápida da temperatura após uma onda de frio intenso. A beleza das flores dessa árvore tipicamente oriental, mas que adaptou-se muito bem ao nosso clima, é anualmente reverenciada pelos japoneses na tradicional festa do hanami, em que se celebra a floração das cerejeiras denominadas sakuras. A festa conta com muito yakisoba e demais iguarias da cozinha oriental, além de karaokê, oficinas de origami, vendas de iguarias e danças típicas.
Em Nova Friburgo, os japoneses irão se reunir para o hanami neste domingo, 27, no sítio Florândia da Serra, em Conquista, distrito de Campo do Coelho, de propriedade da família Matsuoka, onde há uma enorme variedade de cerejeiras belamente floradas graças ao veranico (elevação da temperatura) nos últimos dias, em plena chegada do verão. A floração das cerejeiras dura apenas duas semanas e, sem dúvida, é um verdadeiro espetáculo apreciado e fotografado por muitos. O hanami no sítio dos Matsuoka acontecerá das 11h às 15h, com entrada franca, e dessa vez será prestigiado pelo cônsul geral do Japão, Yoshihiko Arakawa, e da atriz Regina Casé, da Rede Globo, que irá registrar a beleza das cerejeiras friburguenses para seu quadro no Fantástico, o Vem com tudo.
O presidente da colônia japonesa em Nova Friburgo, Motomu Watanabe, destaca que no hanami, além de ser um costume tradicional de apreciação à beleza das flores, todos os participantes também se divertem sob a chuva de pétalas de sakura, que no Japão costuma florescer entre março e abril. Para os japoneses, o hanami é uma belíssima e breve manifestação da natureza que merece ser vista. O sítio Florândia da Serra pode ser acessado a partir da primeira entrada após o Ceasa de Conquista, num percurso de quatro quilômetros. Mais informações através do telefone 2543 2733.
Deixe o seu comentário