A Avenida Alberto Braune, que desde o início da nova administração vem sendo reconfigurada através de projetos da equipe de arquitetos da Secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura Municipal, está prestes a ser totalmente transformada. Está prevista para a próxima terça-feira, 22, a licitação para reurbanização da área e uma nova Alberto Braune começará a nascer.
O projeto, que contempla modificações desde a entrada da Rua Monte Líbano até a Comandante Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco), ao longo de toda a Alberto Braune, segue princípios de modernidade das grandes cidades europeias. Além disso, todo o projeto obedece também às normas técnicas e legislação específica vigentes sobre acessibilidade e mobilidade urbana.
A fiação aérea e os postes, que abrigam aquele atual emaranhado de fios de telefonia, eletricidade, internet e redes de TV a cabo, desaparecerão. Tubos serão instalados lateralmente sob o solo para levar todos esses serviços sem a poluição visual de hoje, além de mais segurança – por não estarem mais expostos – conforto e comodidade para o cidadão friburguense e lojistas.
Inovação e modernidade
A grande inovação é a elevação da avenida ao nível das calçadas que são cortadas pelas ruas transversais. O projeto prevê mais segurança e conforto na travessia de pedestres, além da acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.
Nas transversais, no local de travessia de pedestres entre as calçadas, está previsto se adotar o sistema de traffic calm – trechos específicos (elevados), com tratamento diferenciado do piso da plataforma das ruas e avenidas, com passagem para travessia de pedestres, obrigando os motoristas a reduzirem a velocidade, sobretudo em cruzamentos de artérias secundárias com vias principais.
No calçadão da esquerda, onde não existem ruas transversais, o pavimento será totalmente refeito, proporcionando mais segurança aos pedestres. As árvores ganharão canteiros mais largos e espaço para crescerem – aproveitando a ausência da fiação aérea – e locais como rampas, orelhões e obstáculos terão piso tátil, para que deficientes visuais reconheçam desvios e equipamentos de serviços e do mobiliário urbano.
Beleza e acessibilidade
Segundo o secretário de Urbanismo, Luiz Cláudio Ferreira, o projeto de reurbanização tem a “intenção de promover beleza, segurança, conforto, acessibilidade e qualidade dos serviços a toda população friburguense”.
Antes da implantação e reforma do piso das calçadas e dos canteiros, além das rampas de acesso e traffic calm, já será embutida sob o solo a passagem para a fiação de telefonia, energia elétrica, internet e TV a cabo, cuja instalação ficará a cargo das empresas que fornecem os serviços.
O secretário ressalta ainda que todas as mudanças na Alberto Braune já preveem a passagem do trem VLT, que trafegará na faixa de ônibus e fará paradas em pontos ainda a serem determinados. “A elevação da avenida ao nível das calçadas, onde cruzam as transversais, facilita o embarque e desembarque de passageiros do VLT, principalmente dos portadores de necessidades especiais”, explicou.
As calçadas à direita permanecem no mesmo nível (pouco mais alto que a avenida), porém com faixas específicas de travessia e acessos mais seguros e confortáveis aos pedestres que cruzam a principal avenida do centro urbano friburguense.
Deixe o seu comentário