Cineamor premia os melhores no clima romântico que tomou conta da cidade durante os dez dias do festival

sexta-feira, 18 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Cineamor premia os melhores no clima romântico que tomou conta da cidade durante os dez dias do festival
Cineamor premia os melhores no clima romântico que tomou conta da cidade durante os dez dias do festival

Corações pulsaram mais forte durante a cerimônia de premiação do 1º Cineamor, realizado no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na noite de sábado, 12, Dia dos Namorados. Antes da cerimônia, o público assistiu ao pré-lançamento nacional do filme Brilho de uma Paixão, de Jane Campion. Em seguida, a apresentadora oficial do festival, a atriz Marcella Muniz, fez as honras da casa iniciando a cerimônia, que contou com a presença de autoridades municipais, artistas e patrocinadores do festival de cinema inédito no Brasil. Os três curtas-metragens selecionados em concurso de projeto e roteiro, através de edital do 1º Cineamor, foram apresentados ao público, acompanhado dos olhares atentos de diretores, roteiristas, parte da equipe técnica e elenco.

Os curtas A florista do Outro Lado da Praça, de Guga Caldas; Love Express, de André Pellenz; e Um Outro Ensaio, de Natara Ney, que concorreram ao Troféu Coração Mole, não só tiveram Nova Friburgo como pano de fundo, mas contaram com 50% de mão de obra local. O resultado foi anunciado logo após uma votação popular, que elegeu como melhor trabalho o curta Um Outro Ensaio, de Natara Ney, presente à cerimônia.

 O Troféu Coração de Ouro, destinado ao melhor curta dos 15 filmes exibidos durante o festival, foi para Céu Limpo, de Markley de Aquino e Duarte Dias. A difícil escolha foi feita por um júri técnico, que conferiu todos os trabalhos. Céu Limpo foi baseado no conto homônimo do escritor cearense Eduardo Campos e expõe o drama de Leôncio e Chica, que, inseridos numa realidade desoladora e cruel, fazem da esperança sua principal aliada.  

O Troféu Coração de Ouro foi entregue a Markley de Aquino pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo Energisa, Ivan Müller Botelho, que elogiou a escolha do tema do festival e disse o quanto o cinema está alinhado às perspectivas de patrocínio da  Energisa, que usa o tag line luz, imaginação e realização associado a sua marca, nitidamente inspirada na famosa frase luz, câmera, ação, tão usada pelos diretores nos sets de filmagem.

Já o Troféu Coração Mole foi entregue à Natara Ney pelo prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, que parabenizou a organização do festival pela brilhante ideia de promover um evento que mexeu com a economia da cidade, além de reacender o interesse pela sétima arte, uma vez que o município tem em sua história referências à primeira exibição de um filme no Theatro D. Eugênia, três anos após a primeira sessão de cinema do mundo, dos Irmãos Lumiére, em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café Paris, Boulevard dês Capucines.

As diretoras do 1º Cineamor, Mônica Botelho e Elizabeth Maldonado, aproveitaram a presença do prefeito Heródoto no palco para prestarem-lhe uma homenagem, outorgando-lhe o Troféu Prefeito Mais Amoroso do Brasil, pelo acolhimento à primeira versão do Cineamor. A noite de sábado foi encerrada com o show do cantor Otto, no anfiteatro da Praça das Colônias, que aqueceu o público com muita música contemporânea pernambucana e brasileira. O show, que de certa forma também encerrou o 1º Cineamor, teve a duração de aproximadamente duas horas, quando os termômetros marcavam pouco mais de 7ºC.

Em São Pedro da Serra, a última atração musical do Festival de Cinema, e para comemorar o Dia dos Namorados, foi o Forró Descalço, que fez os casais dançarem juntinhos. O grupo formado por Rebecca Queiroz, Vitor Gonçalves, Carlos Panesi e Cesinha tocaram e cantaram clássicos de Luiz Gonzaga, preciosidades de João do Valle, Marines, Jackson do Pandeiro, Gilberto Gil, Chico Buarque Sivuca, entre muitos outros.

No último dia do festival, 13, foi exibido no Teatro Municipal o filme Coco Chanel & Igor Stravinsky, de Jan Kounen, em pré-lançamento nacional. O festival contou com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio institucional da Prefeitura de Nova Friburgo e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho; e apoio do Arranjo Produtivo Local (APL da Serra), além do público, imprensa, distribuidoras produtoras de cinema, entre muitos outros.

Troféus foram inspirados no coração Humano

Os troféus Coração Mole, Coração de Ouro e Prefeito Mais Amoroso do Brasil foram fabricados pelo artista plástico Rico Lins. Em chapa metálica pintada, as peças dão ideia de projeção e multiplicidade, partindo de uma representação básica do coração, “As peças podem ser vistas sempre de uma forma diferente, dependendo de cada ponto de vista. Os troféus são autoportantes e não requerem pedestal, pois permite serem apoiados de diversas formas, se aproximando formalmente mais de uma pequena escultura meio cubista, proporcionalmente equivalente a um coração humano”, definiu Rico. 

Cia. Ormeo mesclou linguagens artísticas em sua performance

Durante a apuração dos votos populares que elegeram o melhor curta-metragem produzido em Nova Friburgo, a Cia. Ormeo apresentou performance de interação entre as linguagens do teatro, da música, da dança e de artes visuais. O espetáculo foi dirigido pela bailarina e coreógrafa Daniela Guimarães, que dividiu o palco com mais nove bailarinos.

Banda Campesina foi uma das atrações na Praça Dermeval

 No fim da tarde de sábado, 12, outra atração do 1º Cineamor foi a apresentação da Banda Sinfônica Campesina Friburguense, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O repertório foi composto por trilhas sonoras de filmes, além do Hino de Nova Friburgo: Aeroporto 75, Moment for Morricone, Somewhere in time, John Willians in concert, Theme from exodus, Piratas do Caribe, Jurassic Park, Harry Potter, Máscara do Zorro e Cisne Branco.

Famosos prestigiaram o Cineamor

Durante os dez dias do 1º Cineamor muitos atores prestigiaram o Festival de Cinema e aproveitaram para conhecer ou retornar à cidade. Entre eles, Lu Grimaldi, Maurício Mattar e Keiry Costa, Andre Ramiro, Luciano Szafir, Marcio Kieling e Jaqueline Fernandes, Léo Rosa, Clara Choveux, Nelson Xavier e Via Negromonte, Daniela Escobar e Marcelo Woellner.

Lumiar e São Pedro foram movimentados pelo festival de cinema

Lumiar e São Pedro da Serra receberam inúmeros friburguenses e turistas no período do 1º Cineamor e as salas do Espaço Cultural São Pedro da Serra e do Casarão de Lumiar foram disponibilizadas para as exibições de filmes.

Restaurantes apresentaram cardápios temáticos e a exposição Amor em Paz, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, mostrou cartas e bilhetes, fotos e desenhos simbolizando o amor, recolhidos na comunidade local e com visitantes de São Pedro da Serra. 

No mesmo espaço cultural foi realizado o concurso Declarações de amor, que, segundo Carlos Pinho, um dos responsáveis pelo espaço, foi um sucesso. Quem passou por lá nos horários disponibilizados para a gravação gratuita de uma mensagem ao amado pode, em um minuto, fazer sua declaração, que não teve qualquer edição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade