Bruno Pedretti
Dos dias 14 a 16 foi finalizado o ciclo do projeto Novo Olhar, promovido pela Fundação Leão XIII. No início da semana, o caminhão do Saúde em Movimento realizou cerca de 200 operações no Ciep Glauber Rocha, em Conselheiro Paulino, em pessoas acima de 45 anos e com baixa renda. Simultaneamente novos cadastros estavam sendo feitos na Fundação Leão XIII, para iniciar uma nova fase do projeto. Coordenado por Maria Dalva Melo e Márcio Tostes, o programa ofereceu acompanhamento oftalmológico a quem necessitava. Mais de mil óculos foram distribuídos na região e cerca de 500 cirurgias de catarata foram concretizadas.
A população de Bom Jardim, Sumidouro e Cachoeiras de Macacu veio à sede Nova Friburgo para fazer a operação de catarata. Em Cordeiro também havia um caminhão da saúde onde pessoas de Duas Barras, Carmo, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes foram beneficiadas.
Chegando ao Ciep Glauber Rocha, as pessoas assinavam uma autorização para que pudessem ser operadas, depois eram encaminhadas, através das fichas preenchidas, para uma avaliação com o clínico, sabendo, assim, se estavam aptas à cirurgia. Após este procedimento havia o exame que determinava a medição da lente e os assistentes pingavam colírio para que as pupilas dos olhos se dilatassem, dando início à operação. Três médicos realizavam as cirurgias, totalizando cerca de 200 operações de catarata somente em Nova Friburgo.
O aposentado e morador de Bom Jardim, José Carlos, de 68 anos, estava entusiasmado com a operação, que aguardava há algum tempo. “O tratamento que estamos recebendo do pessoal da Fundação Leão XIII é maravilhoso, fico mais tranquilo e me sinto bem para fazer a cirurgia no meio de pessoas tão atenciosas”, disse o aposentado. José Carlos ficou sabendo do projeto através da rádio e se inscreveu imediatamente, já que necessitava operar a vista e não tinha condições financeiras. Muito animado, José contou que adora dançar forró e frequenta os bailes de toda a região. Segundo ele, a cirurgia de catarata dará ainda mais motivação para continuar levando a namorada aos forrós. “Com minha vista operada, vou ficar ainda mais disposto e pretendo melhorar ainda mais meu desempenho nos forrós”, comentou José Carlos.
MAIS CIRURGIAS ATÉ O FIM DO ANO - A Fundação Leão XIII encerrou o primeiro ciclo do projeto Novo Olhar e abriu novas inscrições para que o programa não pare. De acordo com o coordenador Márcio Tostes, as pessoas que se cadastrarem realizarão as operações antes do fim deste ano.
O que é a catarata?
A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, uso de medicamentos, entre outros. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual. É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos.
Atualmente a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste da remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular.
A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre dois e três milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura, possibilitando, assim, que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios), saindo da sala de cirurgia já enxergando, com uma visão bem próxima da esperada, o que costuma ocorrer cerca de um mês após a cirurgia.
Deixe o seu comentário